Translation Support

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Visitas à câmara: Revista Alternativa

Representando a revista Alternativa, uma das mais lidas em língua portuguesa no Japão, a repórter Marly Higashi esteve nesta quarta-feira (26) vistando a sede da câmara em Curitiba.

Realizando uma reportagem sobre o papel da entidade no que diz respeito a atração e mediação de investimentos japoneses no Paraná, Higashi entrevistou o presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, o diretor de projetos, Fujio Takamura, e o diretor financeiro e de marketing, Heberthy Daijó.

Enfrentando uma das maiores recessões dos últimos anos, as empresas japonesas vem expatriando seus investimentos, buscando em países como o Brasil, novas oportunidades comerciais e industriais. De acordo com Higashi, não só o Japão, mas a Ásia como um todo vem sofrendo com a instabilidade climática, o que acrescenta ainda mais a necessidade desta "fuga" do capital privado.

Conhecida como a "Detroit do Leste" pelo fato de abrigar as maiores montadoras de automóveis do mundo, recentemente a Tailândia sofreu a maior inundação dos últimos 50 anos devido as fortes chuvas que atingiram a região, deixando oito montadoras japonesas inativas por período indeterminado.

Por consequência, Honda, Toyota e Nissan, já anunciaram a constituição de novas fábricas em outros regiões. Sem as peças, a Toyota decidiu reduzir as atividades na Indonésia (20%), Filipinas (60%) e no Vietnã. Parada desde o dia 10, ela deixou de produzir 37.500 carros, correspondentes a 6% do total fabricado nas linhas da Tailândia. A Honda também desacelerou a filial na Malásia.

Higashi afirma que a fábrica da Nissan no Rio de Janeiro anunciada este mês já pode ser vista como um exemplo do expatriamento de investimentos asiáticos em outros continentes, sendo, portanto, o trabalho realizado pela câmara de fundamental importância para atração destes ao Paraná.

Site oficial da Revista Alternativa: