Translation Support

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Banco do Japão amplia programa de compra de ativos

SÃO PAULO - O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) decidiu ampliar seu programa de compra de ativos em 5 trilhões de ienes, para 55 trilhões de ienes (US$ 720 bilhões). Os recursos extras vão ser usados na compra de títulos do governo japonês. Na nota que trouxe a medida, consta também a manutenção da taxa de juro do país entre zero e 0,1%.

A autoridade monetária japonesa observou que a atividade econômica doméstica segue acelerando, conforme os gargalos do lado da oferta vão sendo gradualmente resolvidos, mas os problemas da dívida europeia e a apreciação expressiva do iene a levaram a rever suas previsões de crescimento.

Para este ano fiscal, o BOJ espera que o Produto Interno Bruto (PIB) avance 0,3% neste ano fiscal, em vez de 0,4%. Para 2012 fiscal, a estimativa é de expansão de 2,2%, em lugar de 2,9%. Em 2013 fiscal, a economia deve ter ampliação de 1,5%.

Com relação ao comportamento dos preços ao consumidor, a instituição espera que o indicador que mede essa variação de preços tenha uma leitura ao redor de zero no atual calendário fiscal e avance moderadamente à frente.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)