Translation Support

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Governo do Japão intervém para conter iene forte

SÃO PAULO - As autoridades japonesas atuaram no mercado de câmbio para aliviar a alta do iene em relação ao dólar. A informação foi passada pelo ministro das Finanças do país, Jun Azumi, que ressaltou que o Tóquio vai continuar agindo contra especuladores.

"As taxas de câmbio devem refletir suficientemente as condições econômicas reais de cada país e oscilarem dentro de uma faixa de bom senso", declarou, acrescentando que podem vir mais ações no câmbio até o governo estar satisfeito.

Na avaliação do Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês), a intervenção deve ajudar a trazer estabilidade ao mercado de câmbio. Um iene forte é motivo de preocupação para vários exportadores, uma vez que reduz seus lucros, e afeta a recuperação da economia depois do terremoto e tsunami em março.

A atuação, que seguiu uma realizada em agosto, veio depois de o iene registrar nível recorde de alta. Os investidores estão comprando moeda japonesa devido às inquietações com a economia americana e em meio às expectativas de o banco central dos Estados Unidos adotar mais medidas para ajudar a atividade do país.

Na quinta-feira passada, também com a intenção de aliviar o impacto negativo do iene valorizado, BOJ decidiu ampliar seu programa de compra de ativos.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)