Translation Support

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Acidente no Japão liberou o dobro da radiação estimada na atmosfera

NOVA YORK – O desastre nuclear de Fukushima liberou na atmosfera uma quantidade até duas vezes maior de substâncias radioativas nocivas do que o estimado pelas autoridades japonesas, alcançando mais de 40% do total de Tchernobil, segundo um relatório preliminar do Instituto Norueguês para Pesquisas do Ar.

A estimativa sobre os níveis muito mais altos de radioatividade do césio-137 veio de uma rede mundial de sensores. O autor do estudo, Andreas Stohl, disse que a estimativa do governo japonês usou apenas dados no Japão e que não inclui as emissões descarregadas no mar. O césio-137 é perigoso porque pode durar décadas no ambiente, liberando uma radiação cancerígena.

O estudo não considera as implicações para a saúde da radiação. Os efeitos no longo prazo do acidente nuclear ainda não estão claros por causa da dificuldade de medir a quantidade de radiação absorvida pelas pessoas.

Na metade do ano, o governo japonês estimou que o acidente nuclear de 11 de março de Fukushima liberou 15 mil terabecquerels (uma medida de radiação) de césio. O novo relatório de Stohl e seus coautores estima que cerca de 36 mil terabecquerels foram emitidos até 20 de abril. Isso representa cerca de 42% da radiação liberada em Tchernobil, diz o relatório.

Stohl observou também que seu estudo descobriu que as emissões de césio-137 caíram abruptamente quando os trabalhadores começaram a jogar água sobre as piscinas com combustível nuclear usado de um dos reatores. Isso desafia a avaliação inicial de que a piscina não estava emitindo radiação, diz o autor do estudo.

O relatório diz ainda que um quinto do césio caiu sobre o solo no Japão, enquanto a maior parte caiu no oceano Pacífico. Apenas cerca de 2% das partículas caíram em solo fora do Japão. Parte da radiação do acidente foi detectada em Tóquio e nos EUA, mas os especialistas não acreditam que isso vá trazer consequências significativas para a saúde dos moradores dessas regiões. Mesmo assim, as preocupações relacionadas com a radiação são fortes no Japão. Muitos pais de crianças pequenas em Tóquio estão preocupados com a descoberta de focos de radiação apesar das autoridades afirmarem que não representam risco à saúde.

(Associated Press)