Translation Support

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Reuniões com SEPLAN e IPPUC debatem futuro do denominado “Parque do Centenário da Imigração” de Curitiba


Realizada na manhã desta segunda-feira, 9, e dando seqüência ao encontro realizado na última sexta, 6, com o secretário municipal do Planejamento, Fabio Scatolin, a reunião com representantes do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) debateu, entre outros assuntos, a constituição de projetos co-ligados ao denominado Parque do Centenário da Imigração” assinado pelo arquiteto Luiz Hayakawa (ex-diretor da CCIBJ do Paraná e ex-presidente do IPPUC).

"Inaugurado" oficialmente em dezembro de 2012, o parque tem sido objeto de estudo por parte do governo e empresas privadas do Japão, especialmente no setor de novas energias.

Recebido pelo presidente do IPPUC, Sérgio Pires, o representante da multinacional de consultoria Ernst Young (filial Tóquio), Yusuke Osaki, acompanhado do diretor de projetos da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Fujio Takamura, apresentou um plano de ideias que objetiva dar à região uma nova e completa dinâmica, tornando-se uma espécie de “HUB” das inovações japonesas na capital.


Interior da sede do Parque do Centenário da Imigração Japonesa em Curitiba: obras inacabadas

De acordo com Pires, que esteve no Japão em março deste ano a convite da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para conhecer as principais soluções do segmento de smart communities no país, Curitiba tem interesse e capacidade técnica de desenvolver projetos bilaterais que tenham como meta a revitalização e otimização de espaços públicos, sobretudo aqueles que agreguem ativos tecnológicos visando melhoria da qualidade de vida da população.

Osaki ouviu atentamente as necessidades e observações levantas pela equipe do IPPUC e assegurou que as reuniões foram apenas as primeiras de muitas acerca do tema. “Diversos key players do Japão (incluindo o próprio governo) tem interesse em introduzir produtos e tecnologia japonesa (voltados à constituição de smart communities) no Brasil, em especial em Curitiba. Por isso, é muito importante coletarmos o máximo de informações possíveis para que consigamos transformar ideias e conceitos em realizações concretas (...) agradeço a CCIBJ do Paraná e autoridades locais pela compreensão e suporte. Estou convicto que teremos muito trabalho pela frente, na qual, espero, traga bons resultados à comunidade local” completou.

A gestão do parque, hoje feita pela prefeitura, está diretamente ligada à secretaria municipal do meio ambiente. 

Sobre a EY, acesse: