Translation Support

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Governo do Paraná sinaliza interesse no desenvolvimento de Smart Community em parceria do Japão

Para quem acessa periodicamente o nosso blog, o termo “Smart Community” já deve estar soando repetitivo e não é para menos.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná sempre foi pioneira na introdução de conceitos ainda pouco difundidos e praticados no estado e desde o início da década de 2000, quando realizamos o I° Seminário Paraná-Japão de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo na FIEP, jamais deixamos de atuar linearmente na promoção e consolidação das boas práticas sustentáveis (tanto no setor industrial, quanto no comercial).

Com o surgimento e o desenvolvimento de comunidades inteligentes no Japão, na qual os serviços públicos e o consumo de energia são diretamente projetados pensando no bem-estar e qualidade de vida do cidadão/consumidor, otimizando tempo/espaço/energia, a entidade vem auxiliando o capital privado do Japão e segmentos do terceiro setor a difundirem este conceito no Brasil, mediando contatos e propondo parcerias win/win.

Por este motivo, na manhã desta terça-feira, 10, representantes da CCIBJ do Paraná e da multinacional de consultoria, Ernst Young (filial Tóquio) reuniram-se com o secretário de estado do Planejamento e Coordenação Geral, Cassio Taniguchi, para apresentação de um projeto de revitalização regional baseado nas comunidades inteligentes pré-existentes no Japão.

Tendo como escopo a melhoria da qualidade de vida da população atrelada à sustentabilidade e a conservação energética - além de objetivar a introdução de produtos, soluções e tecnologias do Japão - o representante da EY, Yusuke Osaki, explicou as intenções da Organização de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico de Novas Energias (NEDO) para com o estado do Paraná. Com sede no Japão, a NEDO é uma das entidades que centraliza e polariza os players do setor no país, expatriando e financiando projetos.

Taniguchi chancelou o interesse do governo do estado na constituição de projetos conjuntos no setor com o Japão, assinando um documento que nos próximos dias deverá ser encaminhado ao governo japonês.  “Precisamos projetar nossas comunidades para o futuro e o Japão, que factualmente possui vasto know-how neste segmento, certamente pode figurar-se como um importantíssimo parceiro a longo prazo” concluiu.

Também participaram da reunião: Yoshiaki Oshiro (presidente da CCIBJ do Paraná); Fujio Takamura (diretor da CCIBJ do Paraná); e Marcos Nicolas (EY).

パラナ州政府、スマートシティ実現に向け日本との協力視野へ

10日、アーンスト・アンド・ヤング・アドバイザリー(EY)株式会社の大崎雄介マネージャーが現地調査を目的にパラナ州を訪問し、パラナ州企画調整局で谷口カシオ局長、パラナ日伯商工会議所会頭、理事らとミーティングを行いました。大崎氏によって日本で実現されているスマートシティの実例が紹介され、新エネルギー・産業技術総合開発機構(NEDO)のパラナ州でのスマートシティプロジェクトへの参加の意思が伝えられました。これに対し、谷口局長はこの分野で進んだ技術を持つ日本が州の発展に向けた重要なパートナーになるとの考えを示し、協力体制の推進へ前向きな態度を示しました。