Translation Support

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conceito de cadeia produtiva sustentável é apresentada na Câmara

Durante a tarde desta quinta-feira, 31, Javier Vilanova, ex-consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) por quase uma década, reuniu-se com diretores da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná para apresentação do projeto “Cadeia Produtiva Sustentável”.

Em execução em países como Malásia, Filipinas, além de países da África e América Central, esta micro iniciativa de sustentabilidade baseia-se na produção artesanal de chás, flores e derivados para revenda de produtos de primeira qualidade no Brasil, Europa, Ásia e EUA. Apesar de aparentemente casual, o que diferencia este projeto dos demais é que além da produção (em micro escala) ficar nas mãos de apenas uma família (bancada pelo projeto), praticamente não há desperdício, pois toda e qualquer biomassa gerada é reaproveitada, também sendo revertida em produtos, como saches aromáticos.

Segundo Vilanova, que representa o projeto localmente, Almirante Tamandaré foi à área escolhida para execução do mesmo. “Já encontramo-nos em fase de execução numa área de cerca de 24 mil m², onde claro, contempla-se também uma residência de cerca de 100m² para alocarmos a família instruída e parceira do projeto”.

Ainda de acordo com Vilanova, toda mão-de-obra é executada por funcionários, cabendo a família instruí-los, gerenciando a área e a micro produção. “Damos todas as instruções necessárias no que diz respeito ao plantio, produção e reaproveitamento dos resíduos gerados a família instalada. Ao passo que também fornecemos uma mão-de-obra voltada ao trabalho mais braçal” disse.

A visita a Câmara faz parte de um plano de prospecção de Vilanova em busca de uma família que consiga “tocar” esta micro produção. “Justamente por ser artesanal é que precisamos de uma família que tenha um mínimo de expertise. E sabemos que os japoneses possuem este know-how” finalizou.