Translation Support

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Futura parceria entre UTFPR e instituto tecnológico do Japão é celebrada em Curitiba

Em jantar realizado nesta segunda-feira, 16, na residência consular do Japão em Curitiba, o Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Yoshio Uchiyama, recebeu o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Carlos Eduardo Cantarelli, e os diretores do Instituto de Tecnologia de Muroran, Seiichi Kagaya e Kazumichi Shimizu. Na pauta, a formalização de um protocolo de intenções que viabilize um futuro acordo de cooperação entre as partes.

Segundo Maria Cristina de Souza, Diretora Adjunta de Relações Internacionais da UTFPR, os diálogos encontram-se em estágio avançado, sendo o principal objetivo incentivar o intercâmbio de professores e alunos, além de fomentar a integração entre a academia e o setor privado (relação muito comum no Japão).

De acordo com o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, que também participou do encontro, mais parcerias desta ordem deverão ser incentivadas no curto prazo. “Este trabalho de mediação norteado pelo consulado é fundamentalmente importante para ambos os países, em especial para o nosso estado, pois auxilia incisivamente no desenvolvimento gradativo dos nossos ativos econômicos e tecnológicos. Nossa entidade apoia este tipo de ação e deve, nos próximos meses, especialmente através do nosso escritório de representação no Japão, iniciar um novo diálogo bilateral neste sentido” frisou.

Também participaram da reunião: Hiroshige Shinbo (presidente da Denso do Brasil), Hideyo Kawazoe (chairman da Furukawa), Milton Borsato (representante da UTFPR), Nana Kawamoto (vice-cônsul do Japão), Yukako Nagamura (assessoria de imprensa), Hirofumi Nakagiri (vice-presidente da CCIBJ do Paraná e presidente da CCM do Brasil), e Karin Borsato (diretora presidente da Mentora Consultoria em Engenharia).

Foto: Yukako Nagamura