Translation Support

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Câmara propõe criação de pólo tecnológico de pesquisa e desenvolvimento médico-hospitalar no Paraná em parceria do Japão

Na manhã desta quinta-feira, 19, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, acompanhado do diretor de Projetos, Fujio Takamura, entregou ao presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento - APD, Carlos Alberto Gloger, anteprojeto que visa à constituição de um parque tecnológico voltado à manufatura e P&D de equipamentos, insumos e soluções médico-hospitalares.

A ideia, segundo expôs Oshiro, surgiu após pequenas e médias empresas do Japão terem sinalizado interesse em expatriarem suas tecnologias no Paraná, fabricando produtos “Made in Brazil”. “Nossa intenção é elevar o Paraná a condição de referência no setor, além de intensificar a participação das empresas japonesas no mercado da América do sul (através da consolidação de parcerias) e fomentar o intercâmbio tecnológico bilateral com o Japão” descreveu.

O anteprojeto foi composto com apoio do diretor do escritório de representação da Câmara no Japão, Satoshi Tsuda, que tem apoiado a entidade na mediação dos diálogos com universidades, empresas e autoridades japonesas.

De acordo com Gloger, o anteprojeto ainda deverá passar por uma análise técnica, mas fundamenta-se de acordo com os objetivos da agência. “Investir no “enriquecimento” dos ativos tecnológicos do Paraná é uma das diretrizes não só da nossa agência, mas da atual gestão do governo do estado. Por isso vamos estudar as possibilidades e buscarmos as melhores alternativas para darmos seqüência ao conceito” finalizou.

Conheça a APD: