Translation Support

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Resumo de notícias econômicas do Japão (Fevereiro 2012)

Superávit em conta corrente do Japão é o menor em 15 anos

TÓQUIO - O superávit na conta corrente do Japão caiu 43,9% e ficou em 9,629 trilhões de ienes em 2011, ante 2010. É a primeira queda em dois anos, segundo informações do Ministério das Finanças. Além disso, é o menor superávit em 15 anos.

Comércio sobrevive em cidade devastada por tsunami

São duas horas de trem da capital Tóquio até a cidade de Sendai, no nordeste do Japão, um município com imensos arrozais que, nessa época do ano, estão completamente cobertos por neve. Para sair de Sendai e chegar até bem próximo da costa do Pacífico, são mais duas horas de ônibus, sob um frio de - 4ºC. Na estrada, os tratores que arrastam o gelo dividem a rodovia com pequenas caminhonetes carregando pedaços de vidro, madeira e grades. Os japoneses vão atrás de material de construção para trocar os plásticos azuis grossos que cobrem telhados e janelas das casas. Sendai foi o município japonês mais atingido pelo maior terremoto da história do Japão, em março de 2011, que deixou 20 mil mortos no país.

Japão vê consumo em "ritmo firme", mas segue cauteloso com Europa

TÓQUIO – O governo do Japão melhorou sua avaliação para os gastos com consumo, mas manteve sua visão geral para a economia do país, de acordo com relatório mensal divulgado nesta quinta-feira. “A economia está gradualmente se recuperando, embora ainda vejamos alguns estragos do terremoto e do tsunami”, diz o relatório.

Japão reforça compra de bônus em 10 tri de ienes

A surpreendente decisão do Banco do Japão (BOJ, em inglês) de aumentar o estímulo e definir uma meta para a inflação poderá levar o banco central a comprar um recorde de 25% dos títulos vendidos neste ano fiscal pelo país mais endividado do mundo.

Produção industrial do Japão cresce 2% em janeiro

TÓQUIO - A produção industrial do Japão cresceu 2% em janeiro em relação ao mês anterior, impulsionada pela fabricação de automóveis e de câmeras fotográficas digitais. Os dados foram divulgados hoje pelo governo do país. Essa foi a segunda alta consecutiva.

Vendas no varejo do Japão sobem 1,9% em janeiro

SÃO PAULO - As vendas no varejo do Japão subiram 1,9% em janeiro em comparação com o mesmo mês de 2011, segundo informou o Ministério de Economia, Comércio e Indústria do país nesta terça-feira. No entanto, em dezembro do ano passado as vendas tinham avançado 2,5%.

Iene tem a menor cotação em 7 meses

A moeda japonesa se desvalorizou na terça-feira e passou da cotação de 80 ienes por dólar pela primeira vez desde julho, uma trajetória de queda que vem trazendo certo alívio para os atribulados exportadores japoneses.

Fonte: Valor