Translation Support

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Presidente da CCIBJ do Paraná visita região oeste do estado

Representantes de entidades empresariais e da administração pública municipal estiveram nesta semana em audiência com o presidente da Câmara Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro. A finalidade foi estabelecer um primeiro contato para futuras parcerias entre empresários dos dois países, com foco preferencial aos estabelecidos em Cascavel e na região Oeste do Paraná. O potencial de futuros acordos comerciais é amplo, disse Oshiro.

O presidente traçou um perfil do empreendedor japonês, focado nos princípios da coletividade e da solidariedade. Com os recentes desastres naturais no Japão, que afetaram seriamente o sistema distribuidor de energia nacional, muitos grupos buscam no exterior a oportunidade de continuar a crescer. "O Brasil tem muito a oferecer e futuros acordos poderão fazer muito bem aos dois países", conforme Oshiro, que esteve também com prefeitos de cidades do Oeste.

A região ainda é focada principalmente em empresas de caráter familiar, de pequeno e médio portes. Já chegou a hora de avanços em empresas de alta tecnologia e os grupos japoneses podem auxiliar muito nisso, conforme Oshiro. Todas as informações pertinentes à região Oeste do Paraná, no advento de futuras parcerias, são anteriormente enviadas aos potenciais interessados. "Quando vierem é porque já estão familiarizados com a realidade local e sabem o que querem e o que fazer".

Passos

O primeiro passo de futuros acordos está no envio de dados, o segundo em identificar as empresas locais e regionais com interesse em se associar aos grupos japoneses e informar sobre características empresariais microrregionais, ou seja: sobre uma possível vocação de uma determinada fração do Oeste, a exemplo do polo de confecções infantis de Terra Roxa. Oshiro diz que será possível estabelecer uma troca: de conhecimentos tecnológicos por alimentos e produtos primários.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Susana Gasparovic Kasprzak, informa que o potencial da região para futuros acordos é fantástico. Ela também ressaltou sobre programas de aperfeiçoamento e do avanço de empresas formalizadas em Cascavel. Já o presidente da Acic, Leopoldo Nestor Furlan, disse que a associação comercial é parceira nesse processo de aproximação. Acic e Caciopar entregaram documento que pede a instalação de uma subcoordenadoria da Câmara Brasil/Japão em Cascavel.

Legenda da foto: O presidente da Acic, Leopoldo Furlan, entrega matéria sobre a associação comercial ao presidente da Câmara Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro - Crédito: Divulgação