Translation Support

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 04

Na foto: geradores eólicos da Zephyr Corporation em pleno funcionamento.

(TÓQUIO) - Na manhã desta quinta-feira (02) os participantes do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" visitaram o distrito de Shinjuku, Tóquio, a Zephyr Corporation, fabricante das turbinas eólicas denominadas "Airdolphin", consideradas as mais versáteis do mercado japonês.

Desde 2002, a empresa passou a focar seus trabalhos na pesquisa e desenvolvimento de turbinas eólicas de altíssimo rendimento (4.5kW) aliado a leveza (apenas 20 kg), baixa emissão de ruídos, e praticidade, acompanhando a direção do vendo independente de sua direção, semelhante ao funcionamento de uma biruta ou manga de vento.

Tendo como empresas parcerias deste projeto, expressivas multinacionais japonesas como Toray, Nedo, Hitachi, NTN, Yokogawa, contando ainda com o amparo técnico da Universidade de Tóquio, a empresa vem provendo soluções em energia eólica para bases de telecomunicações, fazendas, terraços, iluminação pública, pontos de ônibus, residências, refinarias em alto mar, e placas de publicidade.

Em função desta versatilidade, a empresa possui uma ampla gama de consumidores, que vão desde a residências, pequenos comércios, bem como grandes empresas de diferentes setores como NTT Docomo, Vodafone, McDonald's, etc...

Após a palestra introdutória, os participantes foram até o terraço do prédio ver in loco o funcionamento dos geradores Airdolphin, que possui seu design inspirado na natureza e é vencedor do prêmio Japan's Good Design Awards Japan 2005.

À tarde a comitiva deslocou-se para o distrito de Shinagawa, ainda em Tóquio, para conhecer as instalações da Clean Association of Tokyo 23, usina de 47 mil m² responsável pela intermediação do processamento e reciclagem de lixo, além do tratamento de esgoto junto aos 23 distritos que compõem a capital japonesa.

De acordo com Tadashi Sasaki, diretor da associação, todo o lixo processado pela associação é reaproveitado de diferentes maneiras. Parte do mesmo é incinerado, gerando energia, outra parte é pulverizada, gerando insumo para diferentes aplicações, como a produção de asfaltos e calçada, etc...

Ainda de acordo com Sasaki, este trabalho de processamento e adequado reaproveitamento do lixo fez com que, de 1989 à 2009, o volume de lixo gerado em Tóquio que tinha como destino principal os aterros sanitários da região, reduzisse cerca de 85% ou 360 toneladas, dado extremamente relevante e que nos diz muito sobre o quão ainda temos que avançar neste campo no Brasil.

Amanhã, sexta-feira (03), além do encerramento do workshop, está programada a visita a ENEX 2012, uma das principais feiras de smart energy do Japão.

Fotos: Masaki Kimura - ECCJ