Translation Support

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 05 (encerramento)

Na foto: comitiva brasileira na ENEX 2012, em Tóquio.

(TÓQUIO) - Nesta sexta-feira (03), os participantes do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" visitaram a 2012 Energy & Environment Exhibition (ENEX), uma das uma das maiores feiras de eficiência energética do Japão e que tem por objetivo expor e debater as mais recentes tecnologias ligadas à baixa emissão de carbono. Contando com mais de 50 exibidores na edição deste ano, a feira esteve dividida em três temas: economia, conservação, e redes inteligentes de energia.

O tema "economia de energia" ou energy saving vem chamando muito a atenção dos japoneses devido ao tsunami/terremoto que atingiu o país no mês de março do ano passado. As exibições ligadas a este tema apresentaram soluções para a economia do consumo de energia para prédios, escritórios, e fábricas. Outro destaque acerca do tema foi a exibição de um conjunto de empresas ligadas a captação de energia, como fabricantes de geradores eólicos e solares.

Já o tema "conservação de energia" ou energy conservation é mais voltado para as soluções concebidas no que diz respeito ao armazenamento e conservação de energia. Ainda sobre o tema, a Enex deste ano também sediou o "Energy Conservation Grand Prix", competição que premia as empresas que desenvolveram os melhores produtos voltados para a conservação e aproveitamento inteligente de energia elétrica.

E finalmente, o terceiro tema "redes inteligentes de energia" ou smart grid abrangeu todas as novidades do setor, como módulos de rádio para medições inteligentes, equipamentos de monitoramento, redes, TI, etc...

ENCERRAMENTO DO WORKSHOP

O encerramento do workshop deu-se no início da tarde. Todos os participantes, incluindo os diretores e coordenadores da missão do Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ) expuseram seus pontos de vista sobre os cinco dias de curso, debatendo possíveis parcerias, intercâmbio de tecnologia, barreiras, e soluções para o estreitamento das relações bilaterais Brasil-Japão no setor de energias renováveis.

De acordo com Hitoshi Maeshima, gerente geral do departamento de cooperação internacional do ECCJ, este foi o primeiro passo na busca pela geração de novas oportunidades comerciais para ambos os países, tanto a nível de governo quanto a nível de capital privado. No entanto, para ele, as relações internacionais do Japão ainda sofrem com o que ele denominou de "3C's": 1) Comunicação; 2) Custos; 3) Colaboração.

Neste sentido Maeshima expôs que a realização deste tipo de promoção quebra a primeira barreira, que é a da comunicação, pois integra ambos os países e gera margem para negociações e colaborações futuras. O mesmo ainda relatou estar satisfeito com o progresso do curso, pois todas as visitas técnicas foram permeadas com muitas perguntas e respostas, o que certamente ajudou a comitiva brasileira a compreender um pouco melhor o que tem sido feito no Japão em termos de eficiência energética.

Com a palavra o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, enalteceu a organização do evento, agradecendo a coordenação da CCIBJ do Paraná e a singular oportunidade que o governo japonês ofereceu ao Brasil, compartilhando uma série de novas tecnologias sustentáveis e assimilando este conhecimento que certamente trará bons frutos para o estado. Campagnolo foi além, e num gesto simbólico, presenteou Maeshima com o seu broche de presidente da federação, colocando-se a disposição do governo japonês para assinatura de um protocolo de intenções que vise a manutenção e desenvolvimento de novas tecnologias.

Edson Sardeto (Copel), Cícero Bley (Itaipu), Paulo Base (Secretaria do Planejamento), Eduardo Gobbi (Secretaria do Meio Ambiente), Rui Hara (Comec), Emerson Salvador (Eletrobras), e Cristiano Barbosa (Firjan), também realizaram seus respectivos pronunciamentos agradecendo a oportunidade dada pelo governo japonês, enfatizando a qualidade das visitas técnicas e o profissionalismo na qual todas as atividades foram conduzidas, o trabalho desempenhado pela CCIBJ do Paraná no gerenciamento da comitiva, e a importância da manutenção desta relação para a efetivação de projetos futuros.

Por fim, Fujio Takamura, diretor de projetos da CCIBJ do Paraná, encerrou os pronunciamentos agradecendo a hospitalidade e o excelente trabalho desempenhado pelos representantes do ECCJ, Yasunori Serizawa e Masaki Kimura, que acompanharam integralmente a comitiva brasileira nos cinco dias de workshop. Agradeceu ainda o empenho do presidente da câmara, Yoshiaki Oshiro, que dedicou-se integralmente para que esta missão saísse do papel, e o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, que nos auxiliou na rápida retirada dos vistos.

Takamura ressaltou ainda que a câmara já está auxiliando a Japan External Trade Organization (JETRO) na condução e organização de uma missão do Japão ao Paraná. "Agora no mês de março deste ano, o Paraná irá receber mais uma missão japonesa que terá como foco a apresentação de geradores de energia a partir da incineração de lixo. Sabemos que o lixo é um problema extremamente em voga nas capitais brasileiras. Por isso estamos apoiando a Jetro e empresas privadas do setor para viabilizarmos novas parcerias".

AGRADECIMENTO

A todos que participaram do workshop (Governo do Estado do Paraná, Copel, Itaipu, Fiep, Lactec, Firjan, Eletrobras, Estre Ambiental, Grupo Hubner, Elco Engenharia Elétrica, e Wiecheteck Engenharia Elétrica), registramos aqui nosso agradecimento pela paciência, suporte, e apoio para que tudo desse certo. Esperamos que todos tenham aproveitado esta oportunidade da melhor maneira possível, e que esta experiência norteie novos projetos em prol do desenvolvimento energético e econômico de ambos os países.

Fotos: Masaki Kimura - ECCJ