Translation Support

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 03

Na foto: gerador de energia fotovoltaico da JFE: capaz de amplificar em 1000 vezes o calor solar.

(TÓQUIO) - Ainda dentro do programa do "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" proposto pelo Centro de Eficiência Energética do Japão (ECCJ) e que contou com a coordenação da CCIBJ do Paraná, o segundo dia de visitas técnicas abrangeu duas empresas distintas: a JFE Engineering, e a Tokyo Electric Power Company - Tepco (unidade Kawasaki).

Pertencente a um dos maiores grupos empresariais do Japão, o JFE Holdings Inc (que em 2010 teve um faturamento líquido de U$41,5 bilhões), a JFE Engineering está sediada no litoral de Tóquio, e atua em diversas áreas, que vão desde a construção de estaleiros navais para o exército japonês, construção civil, até a manufatura de máquinas e equipamentos ligados a eficiência energética, como ares condicionados geotermais, geradores fotovoltaicos de energia capazes de amplificarem em 1000 vezes o calor solar, sistemas de armazenamento de calor, bombas para abastecimento de carros elétricos, geradores de energia elétrica e termal a partir de lodo de esgoto, turbinas a vapor, etc...

O grande destaque ficou por conta da exclusiva tecnologia de geração de energia por meio de vapor geotermal, que emite menos CO² que geradores eólicos e solares, reduzindo o impacto no meio ambiente, sendo a JFE a única empresa no mundo a fabricar a turbina para este tipo de gerador.

A tarde foi a vez da comitiva visitar a usina de energia solar de Ukishima, unidade da Tepco de Kawasaki.

Contando com impressionantes 37.700 painéis solares numa área de 11ha, a usina produz 7MW, reduzindo anualmente cerca de 3,100t de CO² da atmosfera e abastecendo mais de 4 mil casas por dia (em condições climáticas favoráveis), e cerca de 1 mil em dias com pouco sol.

Entre as empresas parceiras deste ambicioso projeto, estão grandes empresas privadas japonesas, como Toshiba, Sharp, Hitachi, e Kyocera, responsáveis não só pela manutenção dos painéis solares, bem como a manutenção desta e demais usinas solares na região de Kawasaki.

Para o diretor de projetos da CCIBJ do Paraná, Fujio Takamura, o contato com ambas empresas foi extremamente positivo. "As visitas a JFE & Ukishima evidenciaram a utilização e desenvolvimento de tecnologias exclusivas que fogem completamente a nossa realidade. Mas este é o objetivo desta missão: aprendermos ao máximo com as empresas japonesas - que estão na vanguarda deste tipo de tecnologia sustentável - sempre nos atendo ao que está sendo, será, e poderá ser feito em termos de eficiência energética. É muito importante levarmos um pouco deste knowhow para o Paraná na tentativa de, na medida do possível, provocarmos permanentemente este intercâmbio tecnológico entre ambos os países".

Mais sobre a JFE e Tepco:

Fotos: Fotos: Masaki Kimura - ECCJ / Internet