Translation Support

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Japão tem interesse de investir no Oeste

Capitão L. Marques – O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro, cumpre uma extensa agenda de compromissos nesta semana na região Oeste do Paraná. Ele vem especialmente para visitar o Show Rural Coopavel, mas aproveita para manter contatos com prefeitos de três municípios da região – Cláudio Quadri, de Capitão Leônidas Marques, Wolnei Savaris, de Boa Vista da Aparecida, e Edgar Bueno, de Cascavel.

Oshiro estará na região nesta quarta e quinta-feira. Os primeiros compromissos oficiais serão com os prefeitos de Capitão e de Boa Vista, os dois do PMDB. Ele conversará com os gestores e fará visitas a empresas e à Usina de Salto Caxias. O prefeito Cláudio Quadri informa que a presença do presidente da Câmara Brasil/Japão é bastante aguardada, principalmente depois da informação de que grupos japoneses têm interesse de investir no Paraná e na região Oeste do Estado.

Quadri chegou a enviar correspondência a líderes japoneses colocando a administração pública à disposição para ampliar as chances de parcerias. “Capitão tem matérias-primas abundantes, conta com mão de obra qualificada e a prefeitura garante bons incentivos”, diz o gestor, que é presidente do ProCaxias, o Consórcio Intermunicipal da Usina de Salto Caxias, formado por nove municípios banhados pelo reservatório da hidrelétrica.

Na quinta-feira, durante o Show Rural, Oshiro vai manter contatos com vários líderes em Cascavel, entre eles Rainer Zielasko, Khaled Nakka e Leopoldo Furlan, presidentes da Faciap, da Caciopar e da Acic. Ele terá encontros também com o prefeito Edgar Bueno (PDT) e com o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Com a onda de descentralização de investimentos japoneses, principalmente para países emergentes, o interesse de estabelecer e estreitar relações é grande, diz o consultor Takao Koike.

Fonte: O Paraná