Translation Support

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Câmara sedia palestra sobre acordo previdenciário Brasil-Japão em Curitiba

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) na sede da CCIBJ do Paraná a palestra sobre o acordo previdenciário Brasil Japão, que entra em vigor em 1° de março deste ano.

Contando com as presenças de Noboru Yamaguchi, Cônsul Geral do Japão em Curitiba; Yoshiaki Oshiro, presidente da CCIBJ do Paraná; Takashi Saito, diretor da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão; Kazuhiro Yamazaki, conselheiro do Grupo de Operações Internacionais do Departamento de Planejamento de Operações da Japan Pension Service; Aiko Abe, chefe da seção de Planejamento da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão; Luiz Nishimori, deputado federal; Teruo Kato, deputado estadual; Jorge Yamawaki, vereador de Curitiba; Jorge Ishii, presidente da Associação Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba; Teichum Hiramatsu, presidente da Associação Brasileira de Dekasséguis; Rui Hara, diretor-presidente da Comec; especialistas do INSS, Previdência Social, além de demais lideranças e convidados, o evento foi aberto ao público e serviu para esclarecer as dúvidas das cerca de 70 pessoas presentes.

Com a palavra, o cônsul Yamaguchi ressaltou a importância do evento para a comunidade nipo-brasileira do Paraná, relevando a singularidade do acordo para a manutenção e desenvolvimento das relações bilaterais Brasil-Japão.

Relator do acordo na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado federal Luiz Nishimori descreveu com emoção este importante passo dado por ambos os governos. "Aproveito esta oportunidade para agradecer a todos que trabalharam noite e dia para que este importante acordo fosse redigido e aprovado, tanto do lado brasileiro, quanto do lado japonês, em especial, o ex-primeiro ministro Taro Aso na condução desta delicada e relevante questão no Japão. Normalmente esse tipo de trabalho duraria entre um a dois anos, mas foi elaborado em tempo recorde de oito meses. Com o acordo, mais de 200 mil brasileiros que hoje vivem e trabalham no Japão serão beneficiados".

Dando início as apresentações, Takashi Saito, da Divisão de Pensão Internacional do Ministério do Trabalho do Japão, e Mauro Luciano Hauschild, do INSS, realizaram suas palestras, abordando em detalhes como o acordo previdenciário deverá beneficiar milhares de brasileiros que residem no Japão, e milhares de japoneses que residem no Brasil.

O acordo estabelece que o tempo de contribuição de um brasileiro, por exemplo, que trabalhou no Brasil e no Japão poderá ser utilizado no cálculo da sua aposentadoria. O mesmo acontece com um japonês de contribuiu para a previdência dos dois países. O tempo de contribuição de um brasileiro ou japonês, que trabalhou nos dois países que entraram em acordo, poderá ser utilizado no cálculo de sua aposentadoria.

Para visualizar o acordo na íntegra, acesse: