Translation Support

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comitiva japonesa visita o Oeste e se surpreende com a potencialidade da região

BOA VISTA- Nesta semana uma comitiva do Japão visitou a região Oeste do Paraná. No roteiro esteve Cascavel com o show rural, Capitão Leônidas Marques com visita a Usina Hidrelétrica Governador José Richa e Boa Vista, onde a comitiva japonesa fez um passeio de barco e conheceu além das belezas naturais do local, o projeto de piscicultura da Unioeste em parceria com o consórcio Pró-Caxias.

Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito de Capitão Leônidas Marques e presidente do Pró-Caxias, Claudio Quadri, pelo prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris, pelo prefeito de Salto do Lontra, Luis Gotardi, pelo prefeito de Corbélia e presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Eliezer Fontana, pelo secretário regional de Estado do Oeste do Paraná, Sérgio Terres, além de outras autoridades civis, empresariais e políticas.

O passeio de barco com a presença ilustre da Polícia Florestal foi com certeza um dos pontos mais fortes da visita. As autoridades e a comitiva fizeram uma rota pelos condomínios, parque municipal e praia artificial até os tanques redes do projeto de piscicultura. O presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, ficou encantado com as belezas naturais de Boa Vista e pela potencialidade de turismo e também da piscicultura na região e afirmou que se o céu existe, ele se localiza ali.

“Primeiro agradeço a Deus pela oportunidade concedida a mim através de uma visita a Cascavel, onde me falaram que iam me mostrar o lugar mais encantador do Paraná. Então fui a Capitão conheci as industrias e a Usina e senti a região tem o perfil para a tecnologia de pequenas empresas japonesas que estão necessitando sair do Japão. Olhei este lago, o rio Iguaçu e seus afluentes e conheci a piscicultura, acho que é um bom trabalho para fazermos uma parceria com a área de tecnologia agrícola e da piscicultura do Japão, e eles tem recursos para mandar pessoas para trazer esta tecnologia avançada do país. O trabalho da Unioeste é fantástico, mas ainda recente, e no Japão eles tem mais de mil anos de tecnologia na piscicultura. Olhando esta região eu me comprometi comigo mesmo, vamos trabalhar em cima disso para avançarmos e podermos competir no primeiro mundo”, afirma Oshiro.

Oshiro também falou do momento difícil que o Japão está passando devido ao terremoto e a explosão da Usina Nuclear de Fukushima, fator que aproxima e facilita ainda mais uma parceria entre o Oeste do Paraná e o Japão.

“Recebemos esta comitiva através de contato do Pró-Caxias que convidou o Oshiro para vir até Boa Vista e Capitão para ver o grande projeto de piscicultura desenvolvido na região. Eles ficaram surpresos com o grande projeto, que visa em cinco anos ter mais de três mil tanques redes distribuídos nos nove municípios do Pró-Caxias. Nós acreditamos que a piscicultura vai alavancar o desenvolvimento econômico da região e os japoneses ficaram muito interessados em investir aqui. O povo japonês tem uma tecnologia muito avançada na área da piscicultura e com o vazamento na Usina de Fukushima muitos locais de produção ficaram contaminados, então oferecemos a nossa região para o povo japonês vir investir em piscicultura”, explica o prefeito de Boa Vista, Wolnei Savaris.

O prefeito de Capitão e presidente do consórcio Pró-Caxias, que integra os municípios: Capitão Leônidas Marques, Boa Vista, Quedas do Iguaçu, Três Barras, São Jorge do Oeste, Salto do Lontra, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata, enfatiza a importância do trabalho em conjunto entre os municípios para fortalecer e desenvolver a região.

“Nós estamos mostrando a potencialidade da nossa região. O povo japonês está passando por um momento difícil, com terremotos, explosão da usina nuclear, que criaram empecilhos e fizeram com que os japoneses olhassem para outros países para fazerem seus investimentos. De fato oferecemos a estrutura que temos em toda a nossa região do consórcio Pró-Caxias que integra o Oeste e Sudoeste do Paraná. Nós temos uma visão diferente, não adianta nada termos somente Capitão forte, ou Boa Vista forte, nós queremos fortalecer todos estes nove municípios e consequentemente toda a nossa região”, afirma o presidente do Pró-Caxias Claudio Quadri.

“A visita foi excelente, a impressão que o presidente teve foi fantástica, ele gostou muito da região e a possibilidade de trazer estes investimentos, empresas e tecnologias japonesas para cá é muito grande”, enfatiza o economista e consultor Takao Koike.

Reportagem: Luli Savaris
Foto: Luli Savaris