Translation Support

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BC do Japão define meta de inflação de 1% e amplia compra de ativos

SÃO PAULO - O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) estabeleceu uma meta de inflação de 1% para o curto prazo e definiu que vai continuar com o relaxamento monetária por meio da política de taxa de juro perto de zero e pelo programa de compra de ativos, que foi ampliado em cerca de 10 trilhões de ienes, para 65 trilhões de ienes.

"A atividade econômica do Japão tem ficado praticamente estável, em razão basicamente dos efeitos de uma desaceleração das demais economias internacionais e da apreciação do iene. Ao mesmo tempo, as condições financeiras no Japão continuaram abrandando. No front de preços, a taxa anual de variação do índice de preços ao consumidor, menos alimentos frescos, está ao redor de 0%", destacou o BOJ em nota em sua página eletrônica.

A instituição notou que a perspectiva para a economia do Japão continua envolvendo um alto grau de incertezas, relacionadas com as perspectivas e desfechos para o problema da dívida europeia, com o equilíbrio da oferta e demanda de eletricidade e com o impacto da apreciação do iene.

Observou, contudo, que diminuíram recentemente, de alguma forma, as tensões nos mercados financeiros com relação à questão da dívida soberana da Europa e que houve indícios de melhoria na economia americana. Quanto à economia do Japão, a demanda doméstica tem sido firme, devido, em parte, aos trabalhos de reconstrução do país após o terremoto e tsunami em março de 2011.

"Em meio à persistência de alta incertezas rondando os eventos econômicos tanto domésticos como externos, o BOJ julgou necessário apoiar mais os eventos positivos recentes do lado financeiro e assegurar a volta da economia ao caminho de recuperação moderada. Com esse propósito, o banco decidiu esclarecer sua posição de política monetária e acentuar o abrandamento monetário no encontro de hoje a fim de superar a deflação e alcançar o crescimento sustentável com estabilidade de preços", destacou.

(Juliana Cardoso | Valor)