Translation Support

domingo, 12 de fevereiro de 2012

PIB do Japão cai 2,3% no 4º trimestre de 2011, mais que o esperado

TÓQUIO - A economia japonesa contraiu-se 2,3% no quarto trimestre do ano passado, em termos anualizados. Esse foi o quarto trimestre dos últimos cinco em que o PIB japonês recuou, em meio às queda das exportações causada pela fraca demanda global, pelo iene apreciado e pelas inundações na Tailândia.

Economistas consultados pela Dow Jones previam que o PIB real fosse recuar, em termos reais e anualizados, 1,6% na comparação com o trimestre anterior.

“Em dezembro, as exportações e a produção aumentaram depois [dos estragos inicialmente causados pelas] enchentes na Tailândia, e se levarmos esses fatores em consideração e olharmos para a situação econômica geral, acredito que podemos dizer que o movimento de alta continua”, disse o ministro da Economia, Motohisa Furukawa, em comunicado.

Na comparação com o terceiro trimestre, em termos não anualizados, o PIB japonês caiu 0,6%.

O consumo privado, que responde por cerca de metade da economia japonesa, expandiu-se 0,3% no quarto trimestre. As famílias compraram mais automóveis e gastaram mais com restaurantes no período.

A perspectiva para o primeiro trimestre parece melhor, em meio à expectativa de aumento da demanda relacionada com a continuação da reconstrução após os desastres de março do ano passado e os sinais de vigor da economia americana, embora incertezas, incluindo o iene ainda forte, possam pesar sobre o crescimento.

“Nossa visão de que a economia japonesa vai começar a expandir-se a partir do primeiro trimestre deste ano segue inalterada por causa dos dados recentes de encomendas de maquinários, que mostram que o investimento está acelerando no país”, disse o economista do Barclays Capital Yuichiro Nagai.

“O investimento público deverá aumentar no segundo trimestre graças ao impacto do orçamento extra, enquanto as exportações devem crescer no terceiro trimestre, quando as economias estrangeiras deverão gradualmente recuperar impulso”, prevê o economista-chefe de mercado da Mizuho Securities Yasunari Ueno.

(Dow Jones Newswires)