Translation Support

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ProCaxias quer receber capital estrangeiro

Capitão L. Marques – Os nove municípios banhados pelo reservatório da Usina de Salto Caxias, na divisa entre as regiões Oeste e Sudoeste do Estado, articulam-se pelo seu contínuo fortalecimento social e econômico. Uma das ações que ganham força é buscar contatos com câmaras técnicas e consulados estrangeiros no Brasil. Nesta semana, a região recebeu a visita do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Japão, Yoshiaki Oshiro.

A comitiva foi recepcionada pelos prefeitos de Capitão Leônidas Marques e presidente do ProCaxias, Cláudio Quadri (PMDB), e de Boa Vista da Aparecida, Wolnei Savaris, além de outros líderes. Oshiro ficou impressionado com o nível de qualificação da indústria moveleira de Capitão, uma das que proporcionalmente mais empregam na região. Boa parte do que as empresas produzem segue para mais de 20 países. “Com alguns ajustes é possível que o Japão também possa estabelecer parcerias nessa área”, diz Oshiro.

O potencial do reservatório de Salto Caxias, com suas praias artificiais e condomínios de alto padrão também chamaram a atenção da comitiva. “Fico feliz em poder ver algo tão bonito”, disse o presidente, que esteve na região para buscar informações e estabelecer futuros contatos com grupos japoneses interessados em investir no Paraná e também no Oeste. Um dos caminhos viáveis é estabelecer uma troca: tecnologia por alimentos. “A região do ProCaxias tem muito a oferecer”, segundo Wolnei.

Municípios

As cidades que compõem o ProCaxias são: Capitão Leônidas Marques, Boa Vista da Aparecida, Quedas do Iguaçu, Três Barras, São Jorge do Oeste, Salto do Lontra, Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Nova Prata.

Fonte: O Paraná