Translation Support

quarta-feira, 15 de maio de 2013

PIB japonês cresce 0,9% no 1º trimestre

Na mais forte indicação até o momento de que a drástica mudança na gestão da política econômica introduzida pelo primeiro-ministro Shinzo Abe começa a produzir efeitos, o PIB do Japão registrou, no primeiro trimestre de 2013, seu melhor desempenho no período de um ano, com a ampliação dos gastos dos consumidores. 

Em termos anualizados, a terceira maior economia do mundo registrou crescimento anualizado de 3,5% no primeiro trimestre, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 16 (noite de quarta, 15, pelo horário de Brasília), pelo governo. O crescimento ante o trimestre anterior foi de 0,9%.

O ritmo japonês no período foi bem superior ao de outros países industrializados e também excedeu com folga o crescimento anualizado de 1% no trimestre anterior, que sucedeu a dois períodos trimestrais consecutivos de contração. 

O resultado do primeiro trimestre também superou a estimativa de consenso dos economistas ouvidos pela Dow Jones Newswires, que apontava crescimento de 2,8% para o período.

Apesar de os economistas terem previsto um aumento dos investimentos em capital, os dados divulgados apontaram queda de 0,7% nesta rubrica ante o trimestre anterior, pelo quinto período consecutivo. 

Os investimentos em capital correspondem a cerca de 15% do PIB do Japão. Os consumidores, por outro lado, estão gastando mais – a expansão dos gastos com consumo foi de 0,9% nos primeiros três meses do ano.  O consumo responde por cerca de 60% do PIB japonês.

Fonte: Valor