O dólar ontem passou de 100 ienes pela primeira vez desde abril de 2009, refletindo o bom humor de investidores com dados melhores que o esperado do mercado de trabalho nos Estados Unidos. Apenas neste ano, a moeda americana já acumula alta de mais de 15% em relação ao iene. No fechamento dos mercados em Nova York ontem, a moeda americana subiu 1,65% ante a japonesa, para 100,48 ienes.
O anúncio do Departamento do Trabalho dos EUA de uma queda inesperada no número de novos pedidos semanais de seguro desemprego, para 323 mil, foi o pretexto para que o dólar superasse os 100 ienes, marca com a qual flertava desde 4 de abril. Na ocasião, o Banco do Japão (BoJ) apresentou seu agressivo plano de estímulo econômico, que inclui a injeção de cerca de US$ 1,4 trilhão no mercado em dois anos.
Há quatro anos, quando o dólar comprava mais de 100 ienes, a moeda japonesa estava em trajetória ascendente em consequência da crise financeira global. Mais tarde, o iene ganhou novo impulso com a crise da dívida na Europa.
Fonte: Valor