Nesta segunda-feira, 13, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, juntamente com outras lideranças regionais participou da reunião do Conselho de Assuntos Tributários da FIEP que validou o resultado final do grupo de trabalho que elaborou o documento que propõe a adoção de medidas que atenuam a carga tributária praticada no país.
Composto por cinco diferentes tópicos (1. diminuição da tributação sobre a produção e consumo; 2. extinção da CSSL, COFINS, PIS e IPI; 3. criação do IVA Federal com sistema de crédito financeiro, válido também para o ICMS; 4. limitação do uso das contribuições pela união; e 5. limitação do uso da Substituição Tributária) o documento integra a proposta de emenda à constituição norteada pela federação juntamente com entidades congêneres, juristas e industriais após a realização de amplos debates e estudos. Depois de finalizada, a proposta deverá ser encaminhada a Câmara Federal.
A reunião serviu também para apresentar aos membros presentes o conteúdo da 4° edição da cartilha "A Sombra do Imposto", material didático que ilustra e explica a incapacidade do poder público em transformar o pagamento dos impostos em benefícios concretos aos cidadãos, além de nos atentar para os graves problemas gerados pela desenfreada corrupção que impede o desenvolvimento do país. Segundo dados divulgados pela própria FIEP, de 2002 a 2008 foram mais de R$40 bilhões desviados dos cofres públicos (em todas as esferas).
Impressa desde 2010 e apoiada por mais de 30 empresas e entidades como a CCIBJ do Paraná, a cartilha já foi lida por mais de 2 milhões de paranaenses, tornando-se um dos cases mais bem sucedidos do gênero na América Latina.
Para mais, acesse: