Translation Support

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Toyota quer dobrar vendas no Brasil em dois anos


SÃO PAULO - A Toyota, montadora japonesa que inaugura hoje sua fábrica em Sorocaba, no interior de São Paulo, informou que planeja dobrar as vendas no mercado brasileiro nos próximos dois anos. No ano passado, as vendas da Toyota no Brasil ficaram próximas a 100 mil carros.

Hoje a montadora realiza a cerimônia de inauguração da fábrica em Sorocaba que consumiu investimentos de US$ 600 milhões.  A unidade, que montará o modelo compacto Etios, terá capacidade de produção inicial de 70 mil carros por ano, com a geração de 1,5 mil empregos diretos. A capacidade de produção prevista para a unidade, no entanto, é de 400 mil veículos por ano, segundo informou a direção mundial da companhia. O incremento do ritmo de produção será gradualmente elevado de acordo com a demanda.

Ontem, após audiência com a presidente Dilma Rousseff, o presidente global da Toyota Motors Corporation, Akio Toyoda, anunciou a decisão da empresa de construir uma fábrica de motores em Porto Feliz, nas proximidades do complexo de Sorocaba.

Essa fábrica vai produzir motores para o Etios e também para o Corolla, que hoje é montado em Indaiatuba (SP).

Pimentel

Presente na cerimônia, o ministro do MDIC, Fernando Pimentel, disse hoje que o evento é fruto da pujança da economia brasileira e paulista, além do crescimento das vendas de carros no Brasil para um nível próximo a 4 milhões de carros, o que coloca o país entre os cinco maiores do mundo.

Pimentel disse ainda que o investimento de US$ 600 milhões da montadora representa uma resposta àqueles que acreditam num contágio da crise europeia no Brasil.

Nesse sentido, ele afirmou que as montadoras estão abrindo operações no Brasil, enquanto a Europa assiste ao fechamento de fábricas.

Por fim, Pimentel comentou que a cerimônia de inauguração da fábrica de Sorocaba também é uma celebração dos laços entre Brasil e Japão. Ele disse que a imigração nipônica a partir de 1908 constituiu um marco da chegada de um povo que se tornou parte inseparável da cultura brasileira.

Akio Toyoda

O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda disse que companhia pretende utilizar o máximo possível de componentes brasileiros na produção de seus veículos no pais. “Teremos automóveis brasileiros produzidos por brasileiros”.

A mudança de postura da direção mundial da companhia japonesa em relação ao país ficou ainda mais nítida com o discurso que Toyoda, neto do fundador da Toyota. Poucas vezes executivos do alto escalão da multinacional vieram ao Brasil nos 54 anos de historia de instalações industriais da empresa no país. 

Toyoda levantou-se da mesa de autoridades montada para a solenidade e aproximou-se da plateia de convidados para enaltecer o crescimento da economia brasileira, agradecer a solidariedade na época do tsunami no Japão, no ano passado, e, já antevendo que a concorrência de novas marcas como a Hyundai não será fácil, o executivo destacou que “o que faz um veículo é a pista onde ele roda” E que, portanto, somente uma empresa que esta há tanto tempo no país conhece o território. “É preciso conhecer as pistas do país”, disse.

(Eduardo Laguna e Marli Olmos | Valor)