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quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ambições da Dentsu vão além do Japão


Por Kana Inagaki e Andrew Joyce | The Wall Street Journal

A japonesa Dentsu Inc., quinta maior agência de publicidade do mundo, quer abocanhar uma fatia maior do mercado mundial. No mês passado, a empresa anunciou um acordo de US$ 5 bilhões para comprar a Aegis Group PLC, do Reino Unido, que vai triplicar sua receita no exterior. 

A estratégia, em parte, surgiu da necessidade. À medida que os gastos com publicidade minguam no Japão, o presidente da empresa,Tadashi Ishii, de 61 anos, precisa colocar a mira no exterior para aumentar a receita. Antes do acordo com a Aegis, apenas 14% do faturamento da Dentsu vinha de fora do Japão. 

A Dentsu abandonou uma outra aliança com um sócio no exterior ao vender, em fevereiro, uma participação minoritária na gigante francesa Publicis Groupe SA, já que a parceria de uma década não conseguiu produzir os retornos esperados, disse Ishii. 

A Dentsu é uma empresa icônica no mercado doméstico, contando com clientes como a Toyota Motor Corp. e a Nintendo Co. Na lista também está Yasushi Akimoto, o cérebro por trás da popular banda de música pop japonesa AKB48. A agência ajudou a manter a banda formada só por mulheres na boca da mídia do Japão nos últimos dois anos com uma ampla campanha promocional que inclui acordos de marketing com seus outros clientes, além de promoções no exterior com parceiros locais. 

Um veterano de décadas na Dentsu, Ishii foi promovido à liderança executiva algumas semanas após o terremoto e tsunami do ano passado. Em sua primeira entrevista pública no cargo, falou sobre a aquisição da Aegis e a mescla das culturas de duas empresas.