Translation Support

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jantar reúne principais representantes do capital japonês instalados no estado


Foi realizado na noite desta sexta-feira, 24, na residência oficial do Cônsul Geral do Japão para os estados do Paraná e Santa Catarina, Noboru Yamaguchi, o jantar que reuniu os principais representantes do capital japonês instalados no Paraná.

Contando com a participação de executivos de multinacionais como Denso, Furukawa, Toshiba, Makita, Nissan, Kurashiki, Harima, KYB-Mando, Sumitomo Rubber, e Hamaya, o jantar também contou com a presença do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e do vice-presidente desta Câmara, Hirofumi Nakagiri.

Tendo como pauta o intercâmbio de experiências e informações a respeito da economia paranaense em paralelo ao delicado momento em que se insere a economia japonesa, o encontro serviu também para debater os desafios da indústria brasileira, que apesar de contar com alguns claros incentivos como a redução do IPI e dos juros, além da desoneração da folha de pagamentos e expansão do crédito, ainda enfrenta inúmeros problemas, sobretudo ligados a falta de infraestrutura e desleal tributação.

Segundo Oshiro, o encontro foi positivo. "Este papel de mediação realizado pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba é de extrema importância para o desenvolvimento e sobrevivência do capital privado japonês em nosso estado, pois polariza interesses e provoca um debate construtivo em prol do desenvolvimento harmonioso da economia local" finalizou.