Translation Support

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Câmara Japonesa de Comércio do Paraná é oficializada como membro do Pacto Global da ONU


Fujio Takamura (diretor da CCIBJ do Paraná) e Yoshiaki Oshiro (presidente da CCIBJ do Paraná) com a carta e o material enviado pela ONU em detrimento a aprovação da entidade junto ao Pacto Global.

No início deste mês a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná recebeu da sede da Organização das Nações Unidas em Nova Iorque, a carta e o material institucional que oficializa o ingresso da entidade no denominado "Pacto Global".

O Pacto Global advoga dez Princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção.

Segundo Heberthy Daijó, diretor da Câmara, o fato da entidade ter sido aceita no referido pacto ratifica a importância dos trabalhos realizados nos últimos anos. "Sabemos que a ONU zela pelo cumprimento de seus objetivos chancelando determinados parceiros para o desenvolvimento de programas estratégicos. Fazer parte de um time composto por empresas e instituições como Petrobras, Vale, Embraer, FGV, PWC, entre outras, é uma honra e o reconhecimento de que estamos no caminho certo, afinal, somos a primeira entidade nipo-brasileira sem fins lucrativos do país a fazer parte do Pacto Global" disse.

Sobre o pacto

O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.

As empresas participantes do Pacto Global são diversificadas e representam diferentes setores da economia, regiões geográficas e buscam gerenciar seu crescimento de uma maneira responsável, que contemple os interesses e preocupações de suas partes interessadas - incluindo funcionários, investidores, consumidores, organizações militantes, associações empresariais e comunidade.

Acesse os 10 princípios em: http://www.unglobalcompact.org/aboutthegc/thetenprinciples/index.html