Translation Support

quarta-feira, 28 de março de 2012

Produção industrial do Japão cai 1,2% em fevereiro sobre janeiro

TÓQUIO - A produção industrial do Japão caiu inesperadamente em fevereiro, 1,2% em comparação com janeiro, segundo informou o Ministério do Comércio na manhã desta sexta-feira em Tóquo.

O resultado contrariou a mediana das estimativas de 29 economistas entrevistados pela Bloomberg, era de um aumento de 1,3%.

O declínio de fevereiro é um revés nos esforços do governo para sustentar uma recuperação da terceira maior economia do mundo. Em janeiro, o Japão registrou um aumento de 1,9% na produção industrial.

Segundo economistas, a queda do iene frente ao dólar e os trabalhos de reconstrução do terremoto de março de 2011 estão ajudando a economia japonesa, que contraiu no quarto trimestre. Contudo, a fraqueza na demanda na Ásia e na Europa impedem que as exportações e a produção japonesa ganhem impulso, de acordo com Yoshimasa Maruyama, economista-chefe da Itochu.

“A perspectiva para a demanda global ainda é sombria”, disse Maruyama antes da divulgação do relatório. “A produção está indo melhor em comparação ao quarto trimestre, mas a recuperação não está tão forte”, acrescentou.

As exportações para a China, maior mercado de exportação do Japão, caíram 14% ao ano em fevereiro, marcando o quinto declínio seguido, segundo os dados do governo.

(Bloomberg)