Translation Support

quinta-feira, 1 de março de 2012

Japão e Paraná debatem possibilidade de investimentos no Estado

Durante a tarde desta quinta-feira (01), o embaixador do Japão no Brasil, Akira Miwa, e o cônsul-geral Noburu Yamaguchi, acompanhados pelo deputado federal, Luiz Nishimori, e o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, estiveram visitando o governador do Paraná, Beto Richa.

O intuito da visita foi fortalecer as relações diplomáticas e comerciais com o Paraná, que conta hoje com mais de 17 empresas japonesas instaladas e a segunda maior colônia de descendentes do país.

Miwa deu especial atenção a investimentos no setor de energia, uma vez que o Japão situa-se na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias no que diz respeito a eficiência energética, sobretudo em função da necessidade e demanda, seriamente afetada em função do desastre nuclear de Fukushima.

Com a palavra, o secretário de estado da Indústria, Comércio, e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, mencionou o papel da câmara no fomento a novos investimentos na região. "Aproveito a oportunidade para expor ao governador Beto Richa e ao embaixador Akira Miwa, nosso apreço ao trabalho desempenhado pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná que sempre que possível tem nos "provocado" e apresentado novas possibilidades de futuros investimentos japoneses no estado".

O governador Beto Richa lembrou que tanto o Paraná quanto o Brasil devem muito ao Japão, e que está empenhado no estreitamento das relações com o país asiático. “Os japoneses têm um papel importante no desenvolvimento do Paraná, especialmente neste novo ciclo de industrialização que vive o Estado”, disse.

Foto: AEN