Translation Support

quinta-feira, 8 de março de 2012

Câmara no suporte a pesquisas do governo japonês

Entre os dias 5 e 7 de março, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná esteve acompanhando Yumi Watanabe, representante da multinacional de consultoria, Arthur D. Little, empresa contratada pelo Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (METI) para prospectar novas oportunidades comerciais nas áreas de smart grid e biomassa entre ambos os países.

De acordo com Watanabe, o interesse do Japão pelo Brasil nestas áreas em específico deve-se a uma série de fatores que vão desde os desastres naturais causados pelo terremoto/tsunami do ano passado, ao fato do nosso país possuir fartas fontes de biomassa, além de possuirmos um dos maiores mercados consumidores do mundo.

Os diálogos com a ADL começaram em fevereiro, durante a participação do Paraná no "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building", em Tóquio (http://japancham.blogspot.com.br/2012/02/brazil-japan-energy-efficiency-workshop.html), quando os estados do Paraná e Rio de Janeiro puderam se familiarizar com as principais tecnologias desenvolvidas para o setor.

Encarregado de assessorar e agendar os compromissos da ADL no Paraná, o diretor de Relações Internacionais da câmara, Heberthy Daijó, concluiu que as visitas foram extremamente positivas. "Através da nossa rede de contatos, pudemos estabelecer uma série de entrevistas que atenderam por completo neste primeiro momento as necessidades do ministério da economia do Japão. As informações gentilmente concedidas pela Copel, Tecpar, Grupo Hubner, Lactec, Governo do Paraná, e câmara, serviram de base para a formulação de um primeiro report que com certeza, dará ao governo japonês uma noção inicial sobre o Paraná em termos de soluções energéticas" finalizou.