Translation Support

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Câmara Junior da CCIBJ do Paraná realiza I° Encontro de Jovens Nikkeis do Paraná

Realizado nesta quarta-feira (02) o 1° Encontro de Jovens Nikkeis do Paraná proposto pela Câmara Junior da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná contou com a presença de mais de 50 jovens nikkeis, incluindo o Vice-Cônsul Geral do Japão para a região Sul, Motohiro Hoshino, além de participantes da região noroeste e norte do estado e Santa Catarina.

A ideia surgiu a partir de um encontro entre o presidente da CCIBJ do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e o Cônsul-Geral do Japão para a região sul do país, Noboru Yamaguchi, que diagnosticaram uma eminente escassez de liderança entre os jovens da colônia nikkei no estado em função de uma série de fatores que vão desde a falta de atuação das gerações passadas acerca do tema até o isolamento físico gerado pelo uso exacerbado da internet.

Incumbidos de transformarem esta preocupação num evento que agremiasse jovens nikkeis de todo o estado através da realização de um ciclo exclusivo de palestras, os representantes da Câmara Junior, Kenny Tsushima, Everton Hara, Daniel Koki Makishi, e Diogo Akutsu, realizaram uma série de visitas a entidades congêneres, empresas associadas e lideranças locais na formatação do que viria ser este primeiro encontro.

Contando com as palestras de Yoshiaki Oshiro (presidente da CCIBJ do Paraná), Teruo Kato (deputado estadual), Jeanne Kato (presidente da ABFCOC), Felipe Nasser (diretor da secretaria de esportes do município de Curitiba), e Adriano Okawa (presidente do Instituto Okawa), o evento abrangeu temas co-relacionados a liderança e desenvolvimento pessoal, sendo o primeiro passo na busca por um formato capaz de auxiliar a colônia nipo-brasileira do Paraná na identificação e formação de novos líderes.

Para o vereador Jorge Yamawaki, o evento serviu de exemplo para todas as instituições nipo-paranaenses. "Esta iniciativa da câmara e a constituição de uma câmara junior, dando espaço para os jovens atuarem e exercitarem suas capacidades, são exemplos a serem seguidos por outras entidades congêneres. Registro aqui meu irrestrito apoio ao trabalho realizado pela câmara junior. Espero que novos eventos estejam sendo programados sendo programados para o futuro".

Já para o deputado estadual Teruo Kato, o ciclo de palestras proposto pela Câmara Junior também deve ser reproduzido no interior. "Vamos buscar incentivar este tipo de promoção em outros municípios do nosso estado. Creio que este primeiro encontro servirá de base para a execução de palestras e ações semelhantes em outras regiões do Paraná onde a colônia nikkei também é bastante participativa e preocupada com a formação das novas gerações".

A todos os envolvidos neste belo projeto, incluindo aqueles que vieram de outras cidades e regiões para participarem do evento, registramos aqui nossos sinceros agradecimentos!