Translation Support

sábado, 19 de novembro de 2011

Câmara organiza missa de 49° dia de falecimento de seu fundador e ex-presidente, Antônio Ueno

Na manhã deste sábado (19), a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná organizou missa em virtude do 49° dia de falecimento do ex-presidente e fundador da entidade, Iosio Antônio Ueno.

Denominada "Hôji", a missa é uma tradição budista e reúne as pessoas mais próximas do falecido para orações e a celebração do repouso da alma.


Contando com a presença de cerca de 60 pessoas, incluindo Ricardo Ueno, seu filho (atualmente residindo em São Paulo), do diretor da Comec, Rui Hara, do vereador Jorge Yamawaki, do presidente do Clube Nikkei de Curitiba, Jorge Ishii, do presidente da Associação Brasileira de Dekasseguis, Teichum Hiramatsu, e do Cônsul Geral das Filipinas, Kiyoshi Ishitani, a missa foi a última homenagem e despedida ao "deputado" como era carinhosamente referido.

Eleito deputado federal por 8 legislaturas seguidas (um recorde até hoje mantido entre os políticos do Paraná) falecido no último dia 30 de setembro aos 89 anos, suas cinzas serão espalhadas por 7 cidades do Paraná conforme sua vontade, sendo a sede da câmara, em Curitiba, um dos locais escolhidos.

Em seu discurso em homenagem a Ueno, o vice-presidente da câmara, Nilson Nishimura, evidenciou o por quê da escolha do local na capital paranaense. "Em 1997 durante a visita do imperador do Japão a Curitiba, Vossa Majestade Imperial Akihito benzeu o solo de nossa sede, em especial a pedra de granito de 13 toneladas localizada na frente do palácio Hyogo, que por sinal fora instaurada justamente em virtude desta especial e singular visita. Portanto, o solo onde jaz esta edificação pode e deve ser considerado sagrado por todos os japoneses e descendentes. Além disso, o deputado Ueno foi o responsável por esta edificação. Sem ele, a Província de Hyogo, o estado do Paraná, as prefeituras de Himeji e Curitiba, além da câmara do comércio, jamais teriam constituído esta sede" finalizou.

Na seqüência, juntamente com suas cinzas foi plantada uma árvore e inaugurada uma placa em sua homenagem, culminando num almoço de confraternização.

A tradicional missa budista também fora realizada em Londrina, na sede da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, entidade na qual Ueno também ajudou a fundar e presidiu. Na ocasião fora descerrado um busto de bronze em sua homenagem.

A todos os envolvidos nesta série de homenagens realizadas ao nosso eterno baluarte em todo o Paraná, nosso muito obrigado!

Para currículo completo, acesse: