Translation Support

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bolsas de Tóquio e Osaka acertam fusão para 2013

SÃO PAULO - As bolsas de Tóquio e Osaka vão estar integradas em janeiro de 2013, criando uma das maiores bolsas do mundo. Em comunicado conjunto, ambas instituições indicaram que o acordo vai contribuir para a competitividade de todo o mercado financeiro e de capitais do Japão, sendo mais um passo na revitalização da economia do país.

O valor total de mercado das companhias listadas em ambas alcançava US$ 3,7 trilhões no fim de setembro, colocando as duas instituições atrás apenas da Bolsa de Valores de Nova York, conforme a Kyodo News.

"As empresas devem conduzir a combinação dos negócios no espírito da igualidade", conforme o comunicado divulgado nesta terça-feira. Ao final da transação, as duas empresas vão se fundir em uma holding, que precisa da aprovação dos acionistas.

A expectativa é de que haja uma sinergia de custos de cerca de 7 bilhões de ienes por ano com integração de sistemas. O presidente da bolsa de Tóquio, Atsushi Saito, vai ser o executivo-chefe da holding e o dirigente da bolsa de Osaka, Michio Yoneda, vai ocupar o posto de diretor operacional.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)