No intuito de introduzir os trabalhos desenvolvidos pelo Tecnoparque ao presidente da FMO Co. Ltd., (empresa japonesa de consultoria) Satoshi Tsuda, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e o diretor de projetos, Fujio Takamura, estiveram nesta quinta-feira (19) visitando a sede da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).
Recebidos pelos professores Luiz Márcio Spinosa, Mauro Nagashima, Hélio Amaral e Marcos Gois, a comitiva pôde se familiarizar com os trabalhos desenvolvidos pela universidade, além de conhecerem os projetos executados pelo Tecnoparque, estes conduzidos em parceria do setor privado nos setores de pesquisa e desenvolvimento.
Para Tsuda a visita apenas realçou o potencial competitivo do estado. "A FMO veio ao Paraná representando o interesse de diferentes empresas asiáticas. Contudo, como é o caso da empresa Microsonic, responsável pela manufatura de equipamentos de ultra-som de última geração, os futuros investimentos só serão viabilizados se o estado apresentar condições técnicas capazes de alicerçarem o estabelecimento de parcerias entre o capital privado e a academia, sobretudo na condução de projetos técnico-científicos. Neste sentido, a PUC e o Paraná superaram nossas expectativas".
Em contrapartida, a PUC colocou-se a disposição de Tsuda no que diz respeito ao estabelecimento de convênios e parcerias com empresas e universidades japonesas que que possuam por finalidade o desenvolvimento acadêmico, tecnológico, científico, e econômico de ambos os países.
Depois de quase um mês em Curitiba, Tsuda visita ainda a cidade de São Paulo, retornando ao Japão somente no dia 25.