Translation Support

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lucros recuperam-se do tsunami no Japão

Menos de cinco meses depois do terremoto de março, muitas indústrias japonesas afirmam agora que devem divulgar lucros sólidos ainda este no ano.

Mas ao mesmo tempo há grandes empresas, como Canon Inc. e Nissan Motor Co., enfrentando um desafio maior causado pela valorização do iene, que chegou ao maior nível em relação ao dólar desde a Segunda Guerra.

Muitas empresas afirmam que estão usando a força do iene como trampolim para aumentar seu investimento em mercados emergentes, mesmo enquanto se comprometem publicamente a manter a base manufatureira no Japão.

O vice-presidente executivo da fabricante de máquinas fotográficas Canon, Toshiko Tanaka, disse ontem que “a recuperação tem sido mais rápida que o esperado”, com a empresa elevando sua previsão de lucro para o ano. Mas alertou que “precisamos estar mentalmente preparados para o dólar a 75 ienes”.

Beneficiando-se da recuperação rápida das cadeias de suprimento, da flexibilidade na capacidade operacional e da ausência de tremores secundários debilitantes, parte das empresas japonesas conseguiu acelerar a produção depois do terremoto e tsunami de 11 de março. Pesos pesados da eletrônica que vão da Sony Corp. à Toshiba Corp. e a fabricante de videogames Nintendo Co. divulgaram hoje os resultados para o período de abril a junho, com as montadoras Toyota Motor Co. e Honda Motor Co. anunciando seus resultados na semana que vem.

Joji Tagawa, um dos vice-presidentes da Nissan, segunda maior montadora do Japão em volume, divulgou ontem os resultados do primeiro trimestre de seu ano fiscal, que termina em junho de 2012, e eles ultrapassaram as previsões dos analistas.

Fonte: Wallstreet Journal