Translation Support

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Câmara na rodada de negócios Paraná-África

Homenageados pela prefeitura de Curitiba no Memorial Africano, trinta embaixadores africanos estiveram ontem em Curitiba para estreitarem relações diplomáticas e comerciais com os estados do Paraná e Santa Catarina. É a primeira vez que a região recebe a visita de uma comitiva africana com este expressivo número de representantes.

A ideia do encontro surgiu do Cônsul Geral e presidente da Câmara do Comércio e Indústria do Senegal no Paraná, Ozeil Moura dos Santos, que com o apoio e promoção da Fecomércio/PR viabilizou o evento.

Ainda pela manhã, o plenário da Fecomércio foi o palco de um seminário na qual os representantes africanos puderam expor as potencialidades econômicas e comerciais do continente aos empresários paranaenses.

A Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, representada pelo seu presidente, Yoshiaki Oshiro, fora uma das instituições citadas na introdução do evento pelo presidente da Fecomércio/PR, Darci Piana. Piana lembrou que a câmara japonesa do Paraná é uma das mais atuantes do estado e vem auxiliando a federação na celebração de projetos co-relacionados ao setor.

Já o embaixador de Moçambique, Murado Murargy, relatou a importância da câmara japonesa do Paraná no estreitamento das relações trilaterais Brasil-Japão-Moçambique, uma vez que o país vem recebendo suporte técnico da Embrapa e investimentos do Japão em projetos de infraestrutura, como no caso da mecanização de suas florestas.

A missão contou com a presença dos representantes da África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Congo, Costa do Marfim, República Democrática do Congo, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Malaui, Mali, Marrocos, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Quênia, Senegal, Sudão, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.

De janeiro a maio deste ano, o Paraná exportou US$ 386 milhões para a África, importando no mesmo período US$ 1,121 bilhão.

Foto: Bem Paraná