Translation Support

terça-feira, 12 de julho de 2011

Banco do Japão mantém juro e projeta expansão menor para economia

SÃO PAULO - O Banco do Japão manteve, por unanimidade, a taxa de juro do país perto de zero e reviu sua projeção para o crescimento da economia doméstica em 2011 fiscal, de 0,6% para 0,4%. Ao mesmo tempo, conservou a previsão de expansão da atividade em 2012 fiscal em 2,9%.

Para este calendário fiscal e o próximo, a autoridade monetária espera inflação de 0,7%, excluindo alimentos in natura. A taxa coincide com aquela estimada anteriormente para ambos períodos.

Na nota em que trouxe a manutenção do custo do dinheiro entre zero e 0,1%, o banco central japonês observou que a atividade econômica do país está acelerando, com um abrandamento dos gargalos do lado da oferta causados pelo desastre de 11 de março.

"Após declinar significativamente depois do terremoto, a produção mostrou recentemente claros sinais de aceleração, com uma suavização das limitações do lado da oferta", observou a autoridade monetária.

Também foi observado uma melhoria da demanda privada doméstica, com alguma retomada na confiança do consumidor e dos negócios.

Fonte: Juliana Cardoso | Valor