Translation Support

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Economia do Japão deve retomar expansão em ritmo moderado, prevê BoJ

SÃO PAULO - A economia do Japão deve voltar a crescer em um ritmo moderado, com a recuperação gradual da produção industrial e a redução das restrições de oferta após o terremoto que atingiu o país em março. A avaliação é do Banco do Japão (BoJ), banco central do país, em relatório mensal sobre o desenvolvimento econômico e financeiro recente.

De acordo com o documento, a retomada da oferta já se traduz em um aumento nas exportações, ao mesmo tempo que a demanda doméstica começa a crescer, com a melhora na confiança de consumidores e empresários. Segundo o BC japonês, produção e exportações devem seguir em expansão, como reflexo também de uma melhora nas condições econômicas de outros países.

Os investimentos devem crescer gradualmente no Japão, tanto o público, quanto o privado, incluindo o mercado imobiliário. No que diz respeito à inflação, o índice de preços ao produtor começa a arrefecer com a queda das commodities no mercado internacional, afirma o Banco do Japão no relatório mensal. Com isso, os preços ao consumidor tendem a ficar estáveis no curto prazo.

De acordo com a autoridade monetária, as condições financeiras continuam a apresentar melhora, embora algumas empresas, em especial as de pequeno porte, sigam com dificuldades. A retomada da oferta e da demanda por crédito permite, na avaliação do BC japonês, que as empresas reforcem sua situação financeira.

Fonte: Valor