Foi uma grande festa a inauguração do Complexo Educacional Parque Awaji, no final da manhã desta quinta-feira, no bairro Parque São João, na véspera do aniversário de 363 anos de Paranaguá. São 3.650 metros quadrados de área construída para atender 700 crianças, com idade entre seis meses e 10 anos, tanto na Educação Infantil como no Ensino Fundamental. Foram investidos cerca de R$ 4 milhões, entre a construção e os equipamentos. Esta é a 17.ª escola em tempo integral implantada em Paranaguá desde 2005, quando iniciou a administração do prefeito José Baka Filho. Atualmente, 60% das crianças da rede municipal são atendidas com esta modalidade de ensino, num total de aproximadamente 10 mil vagas.
O espaço conta com 21 salas de aula, laboratório de informática, banheiros adaptados para as crianças e para funcionários, administração, refeitório, auditório, sala multiuso, sala memorial com objetos das visitas com fotos e objetos das visitas oficiais tanto do prefeito José Baka Filho e dos ex-prefeitos José Salmon e Carlos Antonio Tortato ao Japão, assim como de autoridades do país a Paranaguá com quase 20 anos de história, período em que a cidade mantém relações de irmandade com Awaji, na província da Hyogo.
O complexo educacional vai abrigar a Escola Municipal em Tempo Integral Takeshi Oishi, cujas aulas iniciarão em 2012, e também o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Sathie Midorikawa, que entrará em funcionamento na segunda quinzena de agosto, para atender crianças do berçário até o Jardim III. Ambos os nomes emprestados para as duas unidades educacionais são de pessoas que viveram em Paranaguá e que tinham atuação na comunidade japonesa local. Familiares dos dois homenageados participaram do evento.
A cerimônia teve a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, professores da rede municipal e membros da comunidade nipônica local e do Estado, além de representantes da comunidade árabe muçulmana. O cônsul geral do Japão no Paraná, Noboru Yamaguchi, acompanhou o evento e foi recepcionado pelo prefeito José Baka Filho. Também estavam presentes o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, o secretário de Estado da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Rui Hara, o vereador de Curitiba, Jorge Yamawaki, os vereadores de Paranaguá José da Costa Leite Júnior e João Mendes Filho, o deputado federal Ângelo Vanhoni, o deputado estadual Teruo Kato.
O prefeito José Baka Filho destacou a importância da entrega do primeiro complexo educacional de Paranaguá, que conta com creche e escola. "A criança poderá entrar aqui aos 6 meses de idade e sair aos 14 anos, quando completar o 9.º ano. Teremos aqui também quadra poliesportiva, trapiche e mirante, além de pista para caminhada. Vai melhorar a qualidade de vida da população e aumentar o número de vagas na Educação, com atendimento pleno. Estamos felizes. Foi um esforço enorme de nossa administração para conseguirmos realizar essa obra. A Educação está melhorando cada vez mais", comemorou o prefeito.
O cônsul do Japão no Paraná começou o discurso agradecendo o apoio às vítimas do terremoto e do tsunami em 11 de março deste ano, dia em que, coincidentemente, Paranaguá e outros municípios do litoral foram atingidos pelas fortes chuvas. "As mensagens e o apoio financeiro encorajaram o povo japonês. É uma forte amizade entre o Brasil e o Japão. Parabéns a Paranaguá pelo investimento em Educação, o que é muito importante. O Japão atualmente é uma grande potência econômica do mundo e a educação em tempo integral contribuiu bastante para isso", destacou Noboru Yamaguchi.
A secretária municipal de Educação, Elvira do Rocio, destacou os avanços no setor nos últimos anos. "Essa é a 17.ª escola em tempo integral que implantamos e são mais de 60% de nossas crianças da rede municipal beneficiadas. Temos os centros municipais de educação infantil que também atendem em tempo integral", destacou ela.
O deputado Teruo Kato parabenizou o trabalho realizado pela Prefeitura de Paranaguá em implantar escolas em tempo integral. "Sou um defensor incansável da escola em tempo integral, porque entendo que esse é o grande caminho para nossas crianças e jovens, o que permite que eles se desenvolvam, consigam seu espaço no mercado de trabalho e vivam com qualidade", destacou.
Para o vereador José da Costa Leite Júnior, vice-presidente da Câmara Municipal, o equipamento educacional foi "um grande e belo presente para a cidade nos seus 363 anos". "Tenho acompanhado desde 2005 e sou testemunha dos avanços que a cidade vem tendo com a educação em tempo integral. A entrega dessa escola e de uma creche é muito importante para o futuro de nossa cidade, que são as nossas crianças. A administração do prefeito Baka tem dado uma atenção muito especial à Educação", salientou.
ÁREA VERDE
O prédio fica numa área de 28 mil metros quadrados, dos quais 16 mil são compostos por mata nativa e mata ciliar (manguezal). O local contará com trilhas para prática de caminhadas, já que haverá espaços naturalmente abertos na mata. Apesar de estar numa área densamente habitada, a vegetação está bem conservada e vai propiciar aos parnanguaras um contato direto com a natureza. A expectativa é que o equipamento público seja usado também para atividades ambientais.
O TRATADO DE IRMANDADE
Esta relação de co-irmandade entre o município de Paranaguá e Awaji teve início em 1986, quando o então presidente da câmara e deputado federal, Antônio Ueno, fez a proposição e mediou todo o processo de estreitamento das relações diplomáticas bilaterais, visando o estabelecimento de parcerias que promovessem e celebrassem não só convênios diplomáticos, mas a solidificação de ações conjuntas que tivessem por objetivo o desenvolvimento harmonioso de ambas as cidades.
Já em 2005, durante a 34° Missão Econômica da Câmara ao Japão e Sudeste Asiático, o prefeito Baka teve a oportunidade de visitar o município japonês pela primeira vez, reforçando os laços diplomáticos com o Japão. Na ocasião, a missão contou ainda com as presenças de outras lideranças locais, como o então prefeito de Curitiba, Beto Richa (hoje Governador do Estado) e Alex Canziani, deputado federal.
Reportagem: Prefeitura de Paranaguá
Errata: Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná