Translation Support

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Produzir na China é apenas 22% mais barato do que produzir no Japão

O resultado de uma pesquisa, divulgada pela agência Nikkei, revela que a diferença no custo de produção entre China e Japão caiu significativamente.

A pesquisa, feita pela Organização de Comércio Externo do Japão, que é filiada ao governo, mostrou que o custo de produção na China, agora, é apenas 22% menor do que no Japão. Isso significa que, se as fábricas japonesas aumentarem a sua produtividade em 20%, o Japão se igualaria à China no quesito de custo de produção.

Canon, Panasonic e outras empresas japonesas que operam na China, divulgaram recentemente que, devido ao aumento dos custos trabalhistas na China e a desvalorização do iene perante ao yuan, planejam transferir parte da sua produção de volta para as suas fábricas do Japão.

Analistas advertem que ainda é cedo para apostar em uma retomada da industria japonesa, pois um dos principais fatores para o reshoring no Japão é o iene desvalorizado, que flutua de acordo com o mercado.

Para o curto prazo, as previsões são otimistas para o mercado de trabalho no Japão, sobretudo na industria de equipamentos eletrônicos. Segundo pessoas ouvidas pela Nikkei, devido ao fraco desempenho nas vendas de carros em 2014, a industria automotiva ficará estagnada em 2015, mas acreditam em uma retomada a partir de 2016.

Fonte: IPC Digital