O governo de Tóquio deve gastar ¥45,2 bilhões na construção de estações de recarga e com subsídios para quem comprar carros movidos a células de hidrogênio. A intenção é alavancar essa tecnologia até as Olimpíadas de 2020.
O governo metropolitano negocia com as montadoras Toyota e Honda, a compra de 6 mil veículos até o megaevento esportivo. Até 2025, Tóquio quer chegar a uma frota de 100 mil carros e 100 ônibus com essa tecnologia, além de 80 estações de recarga.
Os consumidores que hoje já recebem o subsídio de ¥2 milhões do governo central, poderão ganhar mais ¥1 milhão quando comprar o carro de hidrogênio em Tóquio. Atualmente, o primeiro carro da Toyota movido a célula de hidrogênio feito em larga escala no mundo chega ao consumidor com preço recomendado de ¥7 milhões. Com o incentivo do governo central, o veículo sai por ¥5,2 milhões, podendo ficar ainda mais barato com a ajuda de Tóquio.
A Toyota esperava vender este ano cerca de 400 unidades do Mirai no Japão, mas desde o lançamento um mês atrás, a fabricante já recebeu 1,5 mil pedidos. Desse total, 60% foram encomendas feitas por órgãos do governo japonês ou por empresas, enquanto 40% foram de pessoas físicas.
Segundo a fabricante, o Mirai pode percorrer cerca de 650 quilômetros com um tanque de hidrogênio, que demora três minutos para ser totalmente recarregado. A eletricidade que movimenta o veículo é produzida a partir da mistura de hidrogênio e oxigênio, que emite apenas vapor de água ao invés de gases poluentes.
Fonte: IPC Digital