Translation Support

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Europa e Japão vão questionar política Industrial brasileira

Europa e Japao pressionam o Brasil e alertam que o governo de Dilma Rousseff usou por meses a desculpa da valorização do real para justificar, no fundo, a implementação de uma política industrial considerada por eles como "discriminatória".

Na quinta-feira, Bruxelas e Tóquio vão novamente protocolar esta reclamação junto à OMC. Mas, se durante meses as críticas eram respondidas pelo governo alegando que algo precisava ser feito diante do real valorizado, países ricos agora alertam que essa desculpa já não se justifica diante da desvalorização da moeda e alertam que vão pressionar por mudança de rumos na política comercial brasileira.

Desta vez, o ataque se refere ao que os europeus e japoneses identificam como uma política-generalizada de incentivo fiscal dada pelo Brasil a setores estratégicos. Para eles, o Brasil fere regras da OMC que estipulam que governos não podem usar regras tributárias nacionais para criar discriminação entre produtos nacionais e importados.

Fontes da UE disseram ao "Estado" que a decisão de cobrar novas explicações do Brasil - o que seria pelo menos a quinta vez - de forma pública é uma maneira de mostrar que os países ricos não darão trégua ao governo Dilma, principalmente agora que o real se desvalorizou ante o dólar. 

Fonte: Estado