Translation Support

domingo, 11 de agosto de 2013

Economia japonesa reduz ritmo de crescimento entre abril e junho

A economia japonesa apresentou crescimento abaixo do esperado entre abril e junho. O Produto Interno Bruto (PIB) do país expandiu-se 0,6% no trimestre, depois de um avanço de 0,9% de janeiro a março. Alguns economistas esperavam a manutenção dessa taxa nos três meses até junho. Em termos anualizados, o crescimento foi de 2,6%, seguindo os 3,8% registrados entre janeiro e março e abaixo do esperado pelo mercado.

Apesar da desaceleração observada, foi o terceiro trimestre em que a economia teve expansão, influenciada pelos gastos das famílias e pelas exportações. Na avaliação do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a economia cresce contonuamente e o governo está preparando novas medidas para impulsioná-la.  

O desempenho do PIB, contudo, levanta dúvidas sobre os planos do governo para estimular a economia e sobre a intenção de dobrar a taxa de consumo para 10% em 2015 em duas etapas.

Está em jogo se o aumento da alíquota pode afetar a recuperação da economia, com o premiê do Japão tendo de pesar o efeito disso no gasto do consumidor e a necessidade de administrar o enorme endividamento público do país.

Fonte: Valor