Translation Support

domingo, 21 de julho de 2013

Sondagens apontam vitória de coalizão de Shinzo Abe no Japão

Dados preliminares projetam que a coalizão governista do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, conquistou a maioria dos assentos na Câmara Alta do Parlamento nas eleições deste domingo. Desta forma, Abe abre caminho para ter o controle de ambas as câmaras pela primeira vez em seis anos.

A vitória é vista como um endosso ao programa econômico de Abe. O primeiro-ministro japonês deve ganhar um novo mandato legislativo para prosseguir as reformas econômicas que visam sustentar o crescimento no longo prazo.

Com base em sondagens, a emissora pública NHK previu que o Partido Liberal Democrático de Abe e seu parceiro de coalizão, New Komeito, conquistaram 71 dos 121 assentos em disputa. Com isso a coalizão terá um total de 130 cadeiras, mais do que os 122 necessárias para uma maioria.

O comparecimento às urnas foi considerado baixo, sugerindo uma falta de entusiasmo do público. Abe disse que sua prioridade é sustentar a recuperação econômica com estímulos monetários e fiscais agressivos. Essa política econômica já elevou os preços das ações, impulsionado a confiança das empresas, além de ajudar os exportadores pelo enfraquecimento do iene.

O crescimento de longo prazo do Japão dependerá ainda de mudanças radicais para aumentar a competitividade e ajudar o país a lidar com o envelhecimento rápido da população e a crescente dívida nacional. "Obviamente, os resultados até agora mostram que os eleitores querem um governo estável", disse o vice-presidente do PLD, Masa Komura em uma entrevista para a NHK.

Fonte: AP