Translation Support

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Executivos da Hitachi e CCIBJ do Paraná visitam Parque Tecnológico de Itaipu (PTI)

Gilberto Hara (Vice-presidente da CCIBJ do Paraná), Carlos Saborido (Diretor da CCIBJ do Paraná e representante da PMF), Emil Seko (Divisão de novos negócios da Hitachi), Juan Sotuyo (Presidente do PTI), e Roberto Endo (Diretor da Hitachi)

A convite e intermédio da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná (CCBJ do Paraná), os executivos da empresa japonesa Hitachi, Emil Seko e Roberto Endo, visitaram o Parque Tecnológico Itaipu na última quinta-feira (11). Líder na fabricação de soluções para a indústria e infraestrutura social, a empresa pretende investir no Paraná. A visita, a título de conhecimento do Parque e de projetos desenvolvidos no local, foi acompanhada pelo diretor-superintendente da Fundação PTI, Juan Carlos Soutyo e pelo gerente do programa de Empreendedorismo da Fundação PTI, Fernando Machado.

Carlos Saborido, representando a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, também esteve presente. “Sugeri que eles conhecessem o PTI pois a Hitachi está desenvolvendo estudos e pesquisas aqui na cidade, além de estar procurando linhas de investimento no estado. Os trabalhos desenvolvidos no PTI, em parceria com a Unila, Unioeste e outras instituições, coincidem com algumas linhas de pesquisa da Hitachi”, explicou o Vice-presidente da CCBJ do Paraná, Gilberto Hara. 

Como parte do roteiro, os japoneses conheceram programas e projetos nas áreas de ciência e tecnologia desenvolvidos no PTI, entre eles, o Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio (NUPHI), o Centro Internacional de Energias Renováveis com ênfase em biogás (CIER biogás), Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai), Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse). 

Na ocasião, o grupo ainda conheceu o espaço onde será instalado o laboratório do Projeto Baterias de Sódio, que visa a transferência de tecnologias, investigação científica, sustentabilidade e a ideia de implantar uma fábrica piloto de produção de baterias de sódio. Sotuyo encerrou a visita falando sobre a satisfação de receber e atender os executivos. “Agradeço a visita de vocês e sugiro que possamos ter uma relação mais próxima, já que o PTI está num estágio visionário e com potencial de Itaipu. Queremos incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios na região”, completou.

Fonte: PTI