Translation Support

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Reaproveitamento de resíduos é tema de reunião entre CCIBJ do Paraná e CEASA/PR

Nesta sexta-feira, 12, o presidente das Centrais de Abastecimento do Paraná S.A., Luiz Gusi, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, para debaterem soluções em torno do reaproveitamento adequado dos resíduos orgânicos gerados pelo CEASA no estado.

De acordo com Gusi, somente na central de Curitiba são geradas cerca de 40 toneladas de lixo orgânico/dia, situação que demanda atenção e requere a adoção de soluções sustentáveis que auxiliem na atenuação desta problemática. “Os altos índices de resíduos gerados não só no Paraná, bem como nas demais centrais de abastecimento do Brasil, nos atenta para a constituição de um cenário que pode ser trabalhado, sobretudo através da constituição de projetos que visem o reaproveitamento adequado deste volume” completou.

Segundo Oshiro, o Japão possui tecnologia e know-how para auxiliar o estado no tratamento adequado dos resíduos produzidos. “Nossa entidade vem trabalhando para promover os produtos e soluções do Japão no que diz respeito ao reaproveitamento adequado de resíduos (orgânicos e sólidos) e biomassa no Paraná. Existem boas empresas japonesas do setor que dispostas a darem início à composição de projetos de cooperação no país e nós da Câmara encontramo-nos preparados para auxiliar o Paraná neste estreitamento bilateral” disse.

Oshiro, que também foi presidente do CEASA/PR durante o governo Ney Braga, confirmou ainda que estará indo ao Japão em agosto deste ano para tratar, entre outros assuntos, deste tema (reaproveitamento de resíduos).

Também participou da reunião, Valério Borba, gerente da assessoria da presidência.

Para mais, acesse: