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sexta-feira, 19 de julho de 2013

Prefeito de Curitiba recebe representantes do Japão para apresentação de solução para monitoramento de vias urbanas

O prefeito Gustavo Fruet relata sobre a importância da transferência de tecnologia e know-how japonês para o Brasil

Acompanhados pelo presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Yoshiaki Oshiro, e pelo Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Yoshio Uchiyama, representantes da Toyota Tsusho, Mitsubishi, NEC e Panasonic, estiveram nesta sexta-feira, 19, reunidos com o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Segundo Carlos Buyo, da Toyota Tsusho, a intenção é apresentar a Fruet o modelo japonês de monitoramento de vias urbanas denominado ITS - Sistema Inteligente de Transporte, estudando sua viabilidade econômica junto a técnicos da prefeitura. "O ITS integra um pacote de produtos e soluções "Smart" propostos pelo Grupo Toyota para os grandes centros urbanos mundiais. Apesar do prefeito ter conferido de perto o pleno funcionamento de algumas destas tecnologias em sua recente viagem ao Japão, ainda é preciso debatermos uma série de detalhes técnicos e econômicos até chegarmos a um consenso. O importante é que estamos dando sequência aos diálogos".

É a segunda vez que executivos do Japão visitam o Paraná para introdução da solução. O primeiro encontro foi mediado em janeiro de 2013 pela CCIBJ do Paraná, onde o modelo foi formalmente apresentado ao secretário de Trânsito do município, Joel Kruger, além do secretário de Estado do Planejamento, Cassio Taniguchi. 

Além dos membros citados acima, a reunião também contou com a participação do presidente da URBS, Roberto Gregorio, do secretário municipal de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, da Vice-Cônsul Geral do Japão, Nana Kawamoto, e do assessor para Assuntos Internacionais do município, Jorge Yamawaki.

Sobre o ITS

O ITS foi introduzido no Japão na década de 70, reduzindo significativamente os óbitos em acidentes de trânsito, congestionamentos e emissão de CO² em virtude do controle das vias por meio dos próprios automóveis, permitindo uma máxima abrangência de área de cobertura e detalhes, incluindo não só as vias principais, mas também as secundárias. 

Contando com parceiros como o Ministério das Comunicações do Japão, Mitsubishi, Panasonic e Nec, desde 2011 a Toyota Tsusho (empresa do grupo Toyota) vem realizando estudos de viabilidade e implantação do sistema em 3 cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Até o momento, segundo Buyo, todos os experimentos tem sido satisfatórios (tanto para a empresa quanto para o poder público), abrindo novos horizontes de negócios. "Os bons resultados obtidos em outras capitais do país estão servido de base para introdução do conceito em outras cidades, como é o caso de Curitiba" concluiu.

Sobre o ITS, acesse: