Translation Support

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Brazil-Japan Energy Efficiency Workshop - dia 02

Na foto: Reservatórios de gás (ao fundo) da Tokyo Gas Company.

(TÓQUIO) - Entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, o "Brazil Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building" propiciou aos seus participantes uma série de visitas técnicas a empresas da região de Tóquio, Yokohama, e Kawasaki.

No dia 31 (terça-feira), a comitiva brasileira visitou a sede da Tokyo Gas Company, uma das principais empresas de gás natural do Japão, responsável pela produção, abastecimento, e venda de gás natural em Tóquio.

Fundada em 1885, a empresa emprega hoje mais de 7 mil funcionários, além de contar com uma rede de mais de 50.000km de gasodutos, tornando-se a principal distribuidora de gás nas regiões de Kanagawa, Saitama, Chiba, Ibaraki, Tochigi, e Gunma.

Durante a visita, os participantes puderam ver in loco todo o funcionamento da empresa e o alto padrão da tecnologia empregada no gerenciamento de toda sua infraestrutura. Neste sentido, destaque para a completa integração de diversas matrizes energéticas no que diz respeito ao funcionamento da empresa, integrando gás, painéis solares, e geradores de célula de hidrogênio, com demais fontes convencionais.

Já no período da tarde a comitiva foi até a cidade de Yokohama visitar a Eneos Soene Project - residência inteligente da maior petrolífera do Japão, a Eneos, pertencente ao grupo JX Nippon Oil and Energy Corporation, um dos maiores do Japão.

Empregando mais de 18 mil funcionários diretos, e com um lucro declarado de U$4 bilhões (2010), o grupo, que possui sua base na exploração de petróleo, gás natural, e mineração, vem investindo maciçamente na pesquisa e desenvolvimento de novas matrizes energéticas, como geradores de célula de combustível, painéis solares, e baterias de lithium-ion.

A Eneos Soene Project possui 160m² e é equipada com uma série de equipamentos que possibilitam uma baixa emissão de carbono, potencializando ao máximo a utilização dos recursos providos pelo próprio meio ambiente, como no caso do ar condicionado natural, gerado pela captação dos ventos externos em combinação de painéis solares.

Outro diferencial da casa é o denominado ENE-FARM, gerador de células de hidrogênio capaz de gerar energia elétrica e água quente sem danificar o meio ambiente. Além deste, a casa possui ainda outros destaques, como um gerador fotovoltaico (5.78 kwh), um gerador/reservatório de bateria de lithium-ion (9.36 kwh), paredes especiais que acumulam e reaproveitam o calor gerado pelo sol, painéis solares, bombas que reutilizam água da chuva, estação para abastecimento de carros elétricos, etc... tudo controlado em detalhes pelo gerenciador eletrônico denominado HEMS, um pequeno display de 5'' lcd touch screen capaz de monitorar em tempo real toda energia armazenada e utilizada pela casa.

Vale mencionar que a Eneos, a fim de garantir o constante progresso deste projeto, autorizou que vários funcionários residissem na casa e acompanhassem de perto, passo-a-passo, todo seu comportamento: compondo relatórios, analisando dados, enfim, avalizando tecnicamente este ambicioso projeto que tem por objetivo, além da preservação do meio ambiente, a comercialização deste tipo de edificação sustentável a partir deste ano.

Mais sobre o JX Group e Tokyo Gas:

Fotos: Masaki Kimura - ECCJ / Internet