Translation Support

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Câmara na ENEX 2012, principal feira de Smart Energy do Japão

A ser realizada entre os dias 1 e 3 de fevereiro em Tóquio, a edição deste ano da Energy & Environment Exhibition (ENEX), uma das maiores feiras de eficiência energética do Japão contará com a presença da comitiva da CCIBJ do Paraná, composta por representantes da Copel, Itaipu, Governo do Estado, Comec, Lactec, Cavo, Elco Engenharia Elétrica, Wiecheteck Engenharia, Grupo Hubner, CCIBJ do Paraná, FIRJAN, Eletrobras, e FIEP.

Organizada pelo The Energy Conservation Center of Japan (ECCJ), coligado ao Ministério da Economia, Indústria e Comércio do Japão (METI), a feira contará com mais de 50 empresas do setor, e tem por objetivo expor e debater as mais recentes tecnologias ligadas à baixa emissão de carbono.

Este ano a feira estará dividida em três temas: economia, conservação, e redes inteligentes de energia.

O tema "economia de energia" ou energy saving vem chamando muito a atenção dos japoneses devido ao tsunami/terremoto que atingiu o país no mês de março do ano passado. As exibições ligadas a este tema trarão soluções para a economia do consumo de energia para prédios, escritórios, e fábricas. Outro destaque acerca do tema será a exibição de um conjunto de empresas ligadas a captação de energia, como fabricantes de geradores eólicos e solares.

Já o tema "conservação de energia" ou energy conservation será mais voltado para as soluções concebidas no que diz respeito ao armazenamento e conservação de energia. Ainda sobre o tema, a Enex deste ano também irá sediar o "Energy Conservation Grand Prix", competição que premia as empresas que desenvolveram os melhores produtos voltados para a conservação e aproveitamento inteligente de energia elétrica.

E finalmente, o terceiro tema "redes inteligentes de energia" ou smart grid irá abranger todas as novidades do setor, como módulos de rádio para medições inteligentes, equipamentos de monitoramento, redes, TI, etc...

SOBRE O CONCEITO DE SMART GRID

Smart Grids em tradução livre do inglês significa Redes Inteligentes. Redes Inteligentes no sentido de tornar a infra-estrutura de energia elétrica em uma rede do futuro, em uma rede segura, digitalizada, rápida em resposta a colapsos do Sistema Elétrico e que irá permitir o atendimento à crescente demanda de energia elétrica da população.

A Rede Inteligente automaticamente irá se auto-organizar para atender a repentinos crescimentos da demanda, bem como curto-circuitos e blecautes na rede elétrica. E o mais importante, ela irá tratar de forma inteligente as fontes de energia, permitindo que os consumidores tenham em sua planta geração renovável como eólica e solar, ou até mesmo carros elétricos que ajudarão no controle da eficiência energética da rede.

WORKSHOP BRASIL JAPÃO

A participação na ENEX 2012 integra o roteiro de atividades do “Brazil-Japan Workshop for Promotion of Energy Efficiency and Conservation/Capacity Building”.

É a primeira vez em mais de 30 anos de existência que o ECCJ convida o nosso país (através da CCIBJ do Paraná) a fazer parte deste que tem por objetivo a criação de uma sociedade mundial de baixa emissão de carbono, apresentando as mais recentes tecnologias do Japão em termos de geração de energia (eólica, solar, incineradores de lixo), além da exposição de projetos de edificações sustentáveis e visitas técnicas.

Lista de exibidores da ENEX 2012: http://www.low-cf.jp/eng/list.html