Translation Support

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Missão do Paraná irá participar de workshop sobre eficiência energética no Japão

Na foto: Ramiro Wahrhaftig (SEPL), Hitoshi Nakamura (ICCBJ), Fujio Takamura (CCIBJ do Paraná), Masaki Kimura (ECCJ), Hitoshi Maeshima (ECCJ), Yoshiaki Oshiro (CCIBJ do Paraná) e Heberthy Daijó (CCIBJ do Paraná)

Entre os dias 20 e 22 de dezembro, a CCIBJ do Paraná recebeu a visita de Masaki Kimura, e Hitoshi Maeshima, representantes do Centro de Conservação Energética do Japão (ECCJ).

Coligado ao Ministério da Economia, Indústria e Comércio do governo japonês, o ECCJ irá realizar em janeiro do ano que vem o 1° Workshop Brasil-Japão tendo como tema "Eficiência Energética, Conservação, e Edificações Sustentáveis". É a primeira vez que o Brasil (através dos estados do Rio de Janeiro e Paraná) é convidado a participar deste tipo de evento.

Com mais de 30 anos de existência, o centro é o único do Japão a lidar com assuntos co-relacionados a eficiência energética, tema extremamente em voga devido ao tsunami/terremoto que atingiu o país em março deste ano, invalidando a usina de Fukushima, e trazendo a tona discussões voltadas a confiabilidade da energia nuclear e a busca por novas matrizes energéticas.

De acordo com Maeshima, o Japão vê neste tema uma boa oportunidade para trocar experiências e aprofundar as relações comerciais Brasil-Japão tendo como foco o desenvolvimento sustentável. "Sabemos que o Brasil passa por um singular momento econômico. E desfruta de uma boa posição no cenário internacional. Por isso, o ECCJ acredita que o momento para a realização de um workshop entre ambos os país não poderia ser melhor, principalmente tendo como tema a questão da eficiência energética e desenvolvimento sustentável, o que poderá trazer para ambos os países boas oportunidades em termos de novos negócios e intercâmbio de tecnologia".

A CCIBJ do Paraná foi a entidade escolhida pelo ECCJ para dar suporte e apoio ao evento no estado. Para Maeshima, a câmara japonesa de comércio do Paraná aceitou o desafio de ajudar a desenvolver um evento internacional em apenas 1 mês. "Sabíamos que propor a realização de um workshop conjunto com o Brasil não seria fácil devido ao curto prazo de inscrição - estamos apenas há 1 mês da sua realização. Por isso ficamos felizes com o trabalho desenvolvido pela câmara japonesa do Paraná ao acreditar no projeto e conseguir polarizar tantos participantes em tão pouco tempo, agendando e nos acompanhando numa série de importantes reuniões em Curitiba. Somos gratos ao trabalho de cooperação desenvolvido pela entidade".

Segundo o diretor da câmara, Heberthy Daijó, o fato da ECCJ ter escolhido a CCIBJ do Paraná para estar realizando este trabalho conjunto é apenas um gesto de reconhecimento das atividades realizadas pela atual gestão nos últimos anos. "Desde 2009 a câmara vem sofrendo uma profunda reformulação. Passamos por momentos difíceis no governo anterior (do estado), notoriamente avesso a investimentos estrangeiros. Todavia, com muito foco e objetividade, a entidade demonstrou que pode contribuir para a internacionalização do Paraná no Japão, trazendo assim novas empresas, investimentos e singulares oportunidades como esta, onde o intercâmbio de informações na área de eficiência energética poderá gerar inúmeros bons resultados para ambas as partes" finalizou.

A comitiva, que contará com representantes da Copel, Itaipu, Governo do Estado, Comec, Lactec, Cavo, Elco Engenharia Elétrica, Wiecheteck Engenharia, Grupo Hubner, CCIBJ do Paraná, FIEP (através do seu presidente, Edson Campagnolo), além de representantes da FIRJAN e Eletrobras, irá partir para o Japão no dia 28 de janeiro de 2012.

No Japão, o roteiro de 1 semana prevê além da realização do Workshop, visitas técnicas a empresas ligadas ao tema, e a participação em uma das maiores feiras de eficiência energética do Japão, a ENEX 2012, que na edição do ano passado contou com a visita de cerca de 10 mil pessoas/dia.

Para mais acesse: